CATÁSTROFE

Fundo Social de São Paulo destina ajuda humanitária a Mongaguá após fortes chuvas

Parceria com a Defesa Civil garante envio de alimentos, água, roupas e kits emergenciais; esta é a segunda mobilização do ano no município

25/01/2026 - domingo às 11h27

O Fundo Social de São Paulo, em parceria com a Defesa Civil do Estado, disponibilizou nesta sexta-feira (23) ajuda humanitária ao município de Mongaguá, na Baixada Santista, atingido por fortes chuvas nos últimos dias. A ação tem como objetivo prestar apoio imediato às famílias em situação de vulnerabilidade, com o fornecimento de itens essenciais.

Foram destinados pelo Fundo Social 20 fardos de água mineral, doados pela Coca-Cola FEMSA Brasil, por meio do Sistema Coca-Cola, além de seis caixas de roupas e calçados para adultos e crianças, uma caixa de brinquedos e 25 quilos de ração para cães e gatos.

A Defesa Civil do Estado complementou o atendimento com a entrega de 117 cestas básicas, além de 117 kits de higiene, 117 kits de limpeza, 117 kits de limpeza avulsos e 117 kits dormitório, reforçando o suporte às famílias afetadas.

Para a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, a agilidade no atendimento é fundamental para assegurar a segurança e a dignidade da população atingida. “Em situações de emergência, é essencial que nossa ajuda chegue com rapidez a quem mais precisa. Atuamos nessa parceria para garantir atendimento, acolhimento e suporte às famílias”, afirmou.

A retirada dos materiais foi realizada pelo município, diretamente no Centro de Distribuição do Fundo Social de São Paulo. A logística da operação foi organizada de forma integrada entre o Fundo Social e a Defesa Civil.

Atuação contínua

Na primeira semana de janeiro, em parceria com a Defesa Civil do Estado, o Fundo Social de São Paulo já havia mobilizado uma força-tarefa emergencial em Mongaguá, com o envio de alimentos, água mineral, kits de higiene e limpeza, além de roupas e brinquedos. A ação beneficiou cerca de 960 pessoas.

A nova entrega de ajuda humanitária reforça o compromisso do Fundo Social de São Paulo com o atendimento contínuo aos municípios afetados por eventos climáticos, priorizando a resposta rápida e a proteção social das famílias em situação de vulnerabilidade.