EMPREENDEDORISMO

Ministro Márcio França abre 2ª Feira São Vicente 360 com pequenos empreendedores locais

Segunda edição do evento, que integra aniversário da cidade, visa incentivar economia criativa e formalização

23/01/2026 - sexta às 12h51

Com a exposição e comercialização de variados produtos de 20 empreendedores locais, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, abriu oficialmente, na segunda-feira (19/1), a 2ª Feira São Vicente 360. O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade, no período de 19 a 25 de janeiro. Por isso, estrategicamente a feira é realizada na Praça Tom Jobim, ao lado da arena do tradicional espetáculo da Encenação da Chegada de Martim Afonso. A primeira cidade do Brasil fará 494 anos em 22 de janeiro.

"Estou muito feliz de voltar a São Vicente para esta importante feira, que permite não apenas a venda de produtos dos pequenos empreendedores, mas a prática do fundamental networking, que alavanca e fortalece os negócios", afirmou França, afirmando que Martim Afonso, fundador de São Vicente, foi o primeiro empreendedor brasileiro, "pois fundou a Casa da Moeda, permitindo compras em dinheiro."

Ele fez um balanço das medidas criadas no seu ministério, que completou dois anos, como facilitação do acesso a crédito (Procred 360) negociação de dívidas (Desenrola Pequenos Negócios), Empreender Clima, entre outras ações.

O ministro ressaltou a ampliação da Poligonal do Porto de Santos, com inclusão de São Vicente, e a inauguração do Instituto Federal na cidade como fatores importantes para o incremento da economia local.

Já o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, agradeceu a presença do ministro e destacou que a união de esforços tem levado o município a estimular cada vez mais a economia criativa.

A abertura da exposição contou, ainda, com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, Thay Amado; com o deputado estadual Caio França; secretários municipais; vereadores; representantes do Sebrae, entre outras autoridades.

A promoção da feira é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com as secretarias de Cultura e de Emprego, Trabalho e Renda, e apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).

Expositores - Uma coleção especial alusiva a São Vicente, composta de 13 camisetas, está disponível aos visitantes, com a assinatura 'Soumar'. Tem sobre a Ponte Pênsil, Biquinha e até a definição de vicentino. O titular da empresa, Vinícius Canatelli, disse que criou a marca há três meses, com temas também de Santos. "A ideia é expandir para todas as cidades da Baixada", disse Vinícius, que faz palestra durante o evento nesta terça-feira (20/1).

Canatelli tem outra marca, de crossfit. "Trabalhei na Vivo, Coca-Cola e hoje sou MEI e ME." Interessados podem adquirir as camisetas pelo site www.soumar.com.br

A também MEI Luciana Moura trabalha há 20 anos fazendo bonecas, chaveiros e artigos religiosos de crochê, Moradora da cidade, ela usa a técnica japonesa de amigurumi. "Quem ganha um desses, tem sorte a vida toda." Ela vende pelo Instagram @lumouraartesanato.

Andréia Lamaison, igualmente MEI, há dois meses realizou o sonho de trabalhar na noite: junto com as amigas Sueli Barreto e Patrícia Casado abriu o 'Boteco de Vinhos Baobá', na rua Cândido Rodrigues, 40, no Gonzaguinha. "Entre outros, vendemos o vinho Baobá, que já existia. Ficamos sabendo por uma mensagem da atriz Cristiana Oliveira no nosso Instagram", comemorou Andréia, que tem cinco colaboradores.

As irmãs Roseli e Elisabete Geremias são empreendedoras há 30 anos. Elisabete tem a Barbie's Ateliê, vendendo roupinhas de boneca, e Roseli a 'Costura Criativa', de bordados e pinturas à mão. Elas elogiaram a organização do evento e a atenção do ministro Márcio França.

Já o casal Vera e Anderson faz souvenirs vicentinos feitos à mão, como caravelas e o Marco Padrão. O Instagram é @veraoartes.

Além desses produtos, na feira há bijuterias, doces, e até a divulgação do cannabis medicinal, fruto do projeto Nasci, realizado pelo Instituto Adesaf ((Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas).

São Vicente em números

Confira a programação de palestras:

Transformando pertencimento em valor: quando a origem vira diferencial;
Palestrante: Vinícius Canatelli.

Use as redes sociais a seu favor;
Palestrante: César Ossamu.

Criar com o território: inspiração no litoral, no mar e na cultura caiçara;
Palestrante: Ana Raquel de Almeida Dias.

São Vicente 2026: entre a encenação do passado e a encenação do futuro;
Palestrante: Mariana Nobre.

Categoria

Empresa, Indústria e Comércio