Santos realiza ato pelo Dia de Combate à Intolerância Religiosa
A data, celebrada em todo o país, marca a importância da liberdade de culto e do enfrentamento às práticas de discriminação religiosa, além de integrar o calendário de mobilizações em defesa dos direitos humanos
20/01/2026 - terça às 16h13Representantes de diferentes tradições religiosas de Santos se reúnem nesta quarta-feira (21), às 18h30, na Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia, para o Ato Inter-religioso pela Cidadania, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
O encontro, aberto ao público, tem como objetivo promover a paz, o respeito, o diálogo e a convivência harmoniosa entre as religiões. A data, celebrada em todo o país, marca a importância da liberdade de culto e do enfrentamento às práticas de discriminação religiosa, além de integrar o calendário de mobilizações em defesa dos direitos humanos.
O evento contará com a apresentação da Camerata do Projeto Esculpir e é promovido pelo Movimento Inter-Religioso de Santos pela Cidadania, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Copire), vinculada à Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, com apoio da Prefeitura.
SOBRE A DATA
Instituída por lei federal em 2007, a data relembra a luta contra a intolerância religiosa no Brasil e homenageia a ialorixá baiana Mãe Gilda, vítima de perseguição por motivos de fé, reafirmando a necessidade de respeito à diversidade religiosa e à cidadania.
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa