Melhor idade de Mongaguá participa de aula especial de Bodyboarding nesta terça (20)
Sob a orientação da professora Thelma, as aulas acontecem próximo ao Bambu Bar, no Centro, entre 9h e 10h.
20/01/2026 - terça às 13h00A Arena do Centro será palco de uma demonstração de vitalidade e coragem. Isso porque oito alunos do Clube Conviver entrarão no mar para uma aula exclusiva de bodyboarding, nesta terça-feira (20).
A iniciativa, que une esporte e lazer e visa levar os alunos do projeto para o mar, é promover a estimulação sensório-motora e a saúde preventiva. Dentro do plano de envelhecimento ativo de Mongaguá para 2026, o bodyboarding é uma peça-chave por ser um exercício de baixo impacto que fortalece o sistema cardiovascular e a musculatura.
O evento integra o cronograma do Verão em Movimento 2026, realizado pela Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp). O projeto busca incentivar a prática esportiva com oficinas e atividades físicas gratuitas voltadas a moradores e turistas durante a alta temporada.
Superação
Para muitos participantes, o maior desafio não é a técnica, mas o enfrentamento do medo. A atividade é projetada para transformar esse receio em um poderoso sentimento de superação. Ao dominar a prancha e interagir com as ondas, os idosos resgatam a autoconfiança e percebem que o envelhecimento não é um limite para novas conquistas, o que reflete diretamente na autoestima fora da água.
Combate ao Isolamento
Além dos benefícios físicos, o encontro na Arena do Centro é uma ferramenta vital contra o isolamento social na terceira idade. "O esporte é o nosso ponto de encontro. Aqui, eles não são apenas alunos, são parte de uma comunidade que se apoia", destaca a organização do evento. Esses momentos de interação ajudam a fortalecer laços de amizade e o sentimento de pertencimento, fundamentais para a saúde mental na melhor idade.