Mongaguá intensifica ações para reduzir evasão escolar na Rede de Ensino
O levantamento indica ainda que, entre as 14 escolas que atendem alunos das Séries Iniciais, apenas duas registraram retenção por evasão escolar
17/01/2026 - sábado às 08h51A Secretaria de Educação (Seduc) de Mongaguá vem intensificando e fortalecendo ações voltadas à prevenção da evasão escolar na Rede Municipal de Ensino. Nos primeiros seis meses de implementação do novo conceito de trabalho, dados preliminares apontam uma redução de 17,13% nos índices de evasão nas Séries Finais do Ensino Fundamental.
O levantamento indica ainda que, entre as 14 escolas que atendem alunos das Séries Iniciais, apenas duas registraram retenção por evasão escolar. Para a gestora das Séries Finais, Juliana Bartié, os números refletem o trabalho contínuo desenvolvido pela rede. "É o resultado de um acompanhamento permanente dos alunos e da atuação integrada entre escolas, famílias e o Poder Público", destacou.
Entre as principais medidas adotadas estão o monitoramento sistemático da frequência escolar, ações de busca ativa, diálogo constante com os responsáveis e a atuação conjunta das equipes pedagógicas com os setores de apoio social do município.
"Sempre que são identificadas faltas recorrentes ou sinais de risco, as unidades escolares passam a atuar de forma preventiva, com orientação, acolhimento e os encaminhamentos necessários", explicou a secretária municipal de Educação, Maria Marta.
De acordo com ela, a Seduc também investe em reforço pedagógico, com a implantação de um projeto-piloto que deverá ser estendido gradativamente; no desenvolvimento de projetos que fortalecem o vínculo entre o aluno e a escola, e em práticas educacionais inclusivas. E as ações são complementadas por melhorias no ambiente escolar, contribuindo diretamente para o engajamento dos estudantes e para sua permanência em sala de aula.
"A evasão escolar é um desafio constante, mas seguimos empenhados no acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de um percurso educacional contínuo e de qualidade, garantindo que nenhum aluno fique para trás e que a escola seja um espaço de aprendizado, acolhimento e desenvolvimento social", finalizou a secretária.