HABITACÃO

Entrega do Conjunto Habitacional 'Cubatão K Ilha Caraguatá' ocorreu nesta sexta-feira (16)

Empreendimento de 715 unidades contempla famílias oriundas do núcleo Água Fria. Ato contou com a presença do Governado de São Paulo e autoridades municipais

17/01/2026 - sábado às 08h48

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Habitação – via Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), com apoio da Secretaria Municipal de Habitação, entregou nesta sexta-feira (16) o conjunto habitacional Cubatão K, na Ilha Caraguatá. A solenidade de entrega foi na Rua Laércio José dos Santos e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas. "Hoje entregamos mais do que moradias: entregamos segurança, dignidade e a tranquilidade de saber que, faça chuva ou sol, as famílias da Água Fria terão um lar para chamar de seu", afirmou o governador.

A vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, no ato representando o prefeito César Nascimento, afirmou que "essa entrega representa o compromisso cumprido e destinado a quem mais precisa, porque habitação é a porta de entrada de todas as políticas públicas. Hoje, Cubatão dá mais um passo para se tornar uma cidade sem moradias em áreas de risco".

Também participaram da cerimônia os deputados estaduais Tenente Coimbra e Solange Freitas, o deputado federal Delegado da Cunha, além das equipes da Secretaria de Estadual de Habitação (CDHU), secretários municipais, o presidente da Câmara de Cubatão Alexandre Mendes da Silva (o Topete), entre outros vereadores e autoridades cubatenses. Em seguida, a CDHU realizou a entrega simbólica das chaves a seis famílias e prosseguiu com o sorteio das unidades. Primeiro a ser contemplado, o casal Jailton Pereira da Silva e Márcia Dias Franco. "Vamos morar em lugar com mais conforto, estrutura e mais acesso a comércio e transporte", comemorou o casal, entendendo como o começo de uma nova vida para a família.
 

Sobre o empreendimento – No Cubatão K – Ilha Caraguatá,  foram construídas 715 unidades, sendo 17 blocos com 663 apartamentos e 52 casas, com área que pode ser utilizada como garagem ou comércio, e receberão as famílias da Água Fria. Os apartamentos possuem entre 49 e 50m² e as casas, entre 80 e 81m². O condomínio com apartamentos conta com infraestrutura completa: captação de energia solar, playground, quadra de esporte, espaço pet, redário (local com redes para relaxamento/descanso), salão de festas e espaço para atividade física, além de unidades com varanda. O empreendimento faz parte do programa Casa Paulista, atendendo às famílias cadastradas no projeto Serra do Mar, do governo do Estado.

Foi ressaltado no evento que a mudança das famílias será feita por etapas. Na primeira, será entregue a quadra A/lote 4, com 156 apartamentos; segunda entrega (quadra A/lote 1), com 195 unidades habitacionais; terceira (quadra A/lote 2), com 156 unidades; quarta (quadra A/lote 3), com 156 unidades; última entrega (quadras B e C), com 52 casas. Estas duas quadras são contempladas com comércio).
 

Outros programas – A vice-prefeita e secretária de Habitação Andrea Castro informou que está na reta final de construção a fase 2 da etapa 1 da urbanização da Vila Esperança. Trata-se do Conjunto Habitacional Cubatão AB, que representará a entrega parcial da fase 2, uma parceria entre o Município de Cubatão e a CDHU, por meio do programa Vida Digna. "As 94 unidades habitacionais do Cubatão AB são destinadas aos moradores das palafitas da Vila Esperança, e a entrega acontecerá ainda neste ano, também em fases programadas de mudança", informou a vice-prefeita.
 

Cidade sem área de risco – os programas habitacionais do município tornarão Cubatão a primeira cidade da Baixada Santista a acabar com áreas de risco ocupadas. Durante a cerimônia de entrega, o governador Tarcísio de Freitas e a vice-prefeita comentaram a respeito do mais recente convênio firmado entre CDHU e a Prefeitura, para a construção do Cubatão Y. Desta vez, vai beneficiar os moradores dos Pilões e da Vila Noel. O contrato garante um investimento de R$ 128,2 milhões em Habitação, destinado à construção de mais de 600 moradias em Cubatão. O conjunto habitacional será localizado na área do CSU, na região central.
Vale lembrar de que, em outubro do ano passado, 150 famílias foram retiradas da Mantiqueira (considerada área de risco por ter encosta e estar próximo de zona industrial e rodovia) e transferidas para um conjunto habitacional no Jardim São Francisco.
 

Cuidado com os pets – como parte dos programas habitacionais do município, a Prefeitura de Cubatão assegura o bem-estar dos animais de estimação e a permanência com os tutores, durante a remoção das famílias. Durante o processo para um novo lar, os animais são cadastrados no programa SinPatinhas, do Governo Federal, recebem microchip, vacina antirrábica e vermífugo. Os tutores também recebem orientações sobre castração de cães e gatos, entre outras informações. A ação é uma parceria entre as secretarias de Habitação (Sehab), Saúde (SMS) e Meio Ambiente, Mudança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem). A iniciativa prevê ainda o transporte dos animais no contrato de mudança.
 

Centro de Especialidades Ambulatoriais – também nesta sexta-feira, o governador Tarcísio de Freitas assinou a liberação de R$ 8 milhões destinados ao novo Centro de Especialidades Ambulatoriais de Cubatão. Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos. "Cubatão será a segunda cidade da Baixada Santista a ter um aparelho de cintilografia", declarou o governador. O centro vai contar com especialidades médicas, como alergologia, cardiologia, hematologia, oftalmologia, ginecologia, entre outras, além de atendimento com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Haverá também diversos procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico, como raio-X, ultrassom, ecocardiograma, biópsia, endoscopia, cirurgias de pequeno porte, entre outros.