SP

Ano novo, emprego novo: PAT e Trampolim oferecem quase 15 mil vagas em todo o estado de SP

Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fazem intermediação entre empresas e trabalhadores que buscam oportunidades de emprego

13/01/2026 - terça às 13h00

O início do ano é um período de renovação e de tirar os planos do papel. Para quem tem como meta conseguir um novo emprego em 2026, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e da plataforma Trampolim está com quase 15 mil vagas em todo o estado de São Paulo. 

Os programas da SDE conectam empresas e trabalhadores, oferecendo serviços gratuitos de intermediação de mão de obra. Ao todo, são 200 unidades do PAT distribuídas pelo território paulista. Nos PATs, as oportunidades abertas com mais vagas são auxiliar de logística (2.318 vagas), faxineiro (929 vagas), alimentador de linha de produção (923 vagas), vendedor de comércio varejista (598), atendente de lojas e mercados (345 vagas) e atendente de lanchonete (303 vagas). Já no Trampolim, são vagas de especialista de relacionamento com o cliente I e II (739 vagas), auxiliar de logística (500 vagas) e atendente (150 vagas). 

Gildeon Souza, 50 anos, é exemplo de quem persiste, alcança e começou 2026 de emprego novo. O morador de Suzano, na Grande São Paulo, conta que ia toda semana ao PAT Itaim Paulista, na capital paulista, até conseguir uma oportunidade. "Eu estava trabalhando, mas queria mudar de empresa, e foi no PAT que consegui uma vaga de porteiro", comenta. "Tive uma ótima experiência e fui muito bem atendido", acrescenta. 

Para este ano, ele conta que quer fazer cursos de vigilante e segurança. "Eu quero estudar para crescer dentro da minha área", diz empolgado. No Trampolim também há vagas de cursos para quem busca seguir o mesmo caminho de Gildeon e se qualificar. 

"O início de ano é uma ótima oportunidade para as pessoas buscarem emprego. Os programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão com diversas vagas de emprego e cursos de qualificação para ajudar quem busca ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho", destaca a subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade, Mariana Rodrigues. 

Como se candidatar  

Os interessados podem se candidatar às vagas presencialmente em um dos PATs espalhados pelo estado. Para participar, basta levar RG, CPF e Carteira de Trabalho (física ou digital). Os endereços estão disponíveis na página do PAT no site da SDE. 

Já as vagas ofertadas pelo Trampolim estão abertas no site www.trampolim.sp.gov.br.