ECONOMIA

Mercado da construção civil em Guarujá cresceu 38% em 2025

Prefeitura expediu 310 mil metros quadrados em alvarás de construção, regularização e substituição de projetos; número representa 86 mil metros quadrados a mais em relação a 2024

13/01/2026 - terça às 09h56

Guarujá teve impactos positivos na construção civil em 2025. A Prefeitura expediu 310 mil metros quadrados nos alvarás de construção, regularização e substituição de projetos. Isso representa um aumento de 38% em relação a 2024, quando foram liberados 224 mil metros quadrados de área. O crescimento, que totaliza 86 mil metros quadrados, indica a aprovação de projetos maiores para o Município.

O relatório divulgado pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi) indicou que, entre janeiro e setembro de 2025, 317 novos imóveis foram disponibilizados para compra e 330 foram vendidos em Guarujá.

A Cidade, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), investe em obras de drenagem, pavimentação, guias, sarjetas e calçadas para garantir melhorias na mobilidade urbana, na qualidade de vida e na segurança da população. O titular da pasta, Henrique Menin, ressalta a expectativa positiva para avanços no setor e a atração de novos moradores para o Município, em 2026. 

"O crescimento desses empreendimentos ocorrerá devido ao início do funcionamento do Aeroporto Civil Metropolitano, o começo das obras do Túnel Santos-Guarujá e a expansão da margem esquerda do Porto de Santos, que devem atrair novos moradores para Guarujá", pontua. 

O prefeito Farid Madi projeta um crescimento ainda maior em 2026. "Estamos executando importantes intervenções em diferentes áreas e temos grandes projetos no horizonte, também, além do túnel e aeroporto. Isso está sendo percebido e a Cidade voltou a despertar o interesse de investidores", observa. Estamos trabalhando duro e os resultados serão cada vez mais concretos e crescentes", garante.