EMOCIONANTE

Paciente de longa internação recebe visita de sua companheira pet no Hospital Municipal de Cubatão

Iniciativa do hospital possibilitou um reencontro afetivo durante longa internação

10/01/2026 - sábado às 11h57

Nesta quarta-feira (7), o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) foi palco de um momento emocionante. João Paulo de Matos, de 43 anos, internado há 16 dias na unidade, recebeu uma visita especial: sua companheira canina, carinhosamente chamada de Pretinha. Há 5 anos ao lado de João Paulo, praticamente desde que nasceu, Pretinha faz parte de sua história e de sua rotina afetiva. A visita foi acompanhada por familiares e amigos do paciente e representou um gesto de profundo significado em um momento de fragilidade emocional.

A ação integra o projeto "O que importa para você?", que promove a humanização no ambiente hospitalar, estimulando o acolhimento, diminuição das ansiedades e que propõe uma mudança essencial na forma de cuidar. O nome do projeto é uma substituição para a pergunta "o que há de errado com você?". O secretário de Saúde, Márcio Oliveira, explica que, em vez de focar apenas na doença, a iniciativa valoriza a escuta ativa dos interesses, histórias, sentimentos e valores de cada paciente. "Nossa ideia é promover um cuidado mais centrado na pessoa por meio de gestos simples e acolhedores", afirma Marcio.

A ação também faz parte de um movimento global, reconhecido internacionalmente e que tem no 6 de junho como data oficial de celebração. No Hospital Municipal de Cubatão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto é desenvolvido desde 2020 e já possibilitou a realização de dezenas de desejos, que vão desde pedidos alimentares especiais até visitas de crianças e animais de estimação, além de momentos simbólicos, como a realização de um casamento no setor de Hemodiálise.

O projeto passou a ser realizado ao longo de todo o ano. O HMC entende que cada internação é única e que, muitas vezes, pacientes e familiares precisam ter seus desejos acolhidos naquele momento específico, como parte fundamental do cuidado integral.