Secretário de Comunicação de Guarujá deixa o cargo após acusação de assédio
Paulo Henrique Siqueira pediu exoneração após conversa com o prefeito Farid Madi (Pode)
30/12/2025 - terça às 03h00Sem clima
O publicitário Paulo Henrique Siqueira confirmou à coluna, no início da noite de ontem, que pediu exoneração ontem do cargo de secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Guarujá, após conversar com o chefe do Executivo municipal, Farid Madi (Pode). Ele decidiu deixar a função depois de vir à tona, no último sábado, a acusação de assédio sexual feita por uma servidora comissionada da pasta.
Papel estratégico
Após desempenhar papel importante nas últimas semanas na elaboração e programação das ações de verão do Município, Siqueira optou por deixar o cargo para não prejudicar a imagem da atual gestão e para se dedicar à própria defesa. O agora ex-titular da pasta reiterou que é inocente e afirma estar sendo alvo de falsas acusações.
Nova titular
A Secretaria de Comunicação Social de Guarujá ficará sob a responsabilidade da jornalista Marina de Menezes Cavalcante, que acompanha Farid desde o período da campanha eleitoral do ano passado. Desde o início da atual gestão, Marina está lotada no gabinete do prefeito. Ela será a terceira pessoa, neste ano, a comandar a pasta, que teve o jornalista Fábio Behrend à frente dessa área entre janeiro e junho.
Ano marcante
O secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, foi o entrevistado de ontem do quadro Fly Cidadania, do programa Happy Hour, da rádio Fly FM. O titular da pasta disse que o ano de 2025 ficou marcado pela intensa produção e avanços estruturais nas políticas públicas voltadas ao setor, que representa 99% dos CNPJs ativos no Brasil e responde por aproximadamente 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Marco histórico
Entre as principais iniciativas, o representante do Governo Federal destacou a consolidação de um acordo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ampliou o acesso ao crédito para micro e pequenos negócios. A nova linha permite financiamentos com juros entre 4% e 10% ao ano para projetos que tenham base tecnológica, inovação e critérios de sustentabilidade. “Finalmente chegamos a uma linha de crédito com condições que tornam o investimento viável para o pequeno empreendedor”, ressaltou ele, em entrevista concedida a este colunista, ao apresentador Alexandre Furtado e ao marqueteiro Dan Martins.
Mais crédito
Juvenal também ressaltou a operação de um fundo garantidor de aproximadamente R$ 8 bilhões, que viabilizou cerca de 700 mil operações de crédito em todo o País, movimentando mais de R$ 40 milhões. "O presidente Lula pede, de forma reiterada, que o dinheiro chegue ao chão de fábrica e às pessoas, estimulando o consumo de bens e serviços para que tenha o aquecimento da economia do Brasil", reiterou.
Licença
O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), está afastado temporariamente do cargo desde ontem para tratar de assuntos particulares. Até o próximo dia 13, a Cidade está sob o comando do vice, Zé Renato Oliva (União).
Sem parar
O chefe do Executivo em exercício liderou ontem reuniões no Paço Municipal com equipes da Administração Municipal para tratar de temas importantes, como a coleta de resíduos sólidos, o combate ao comércio irregular e ações preventivas diante da previsão de fortes chuvas no início de 2026.
Última do ano
Ao contrário das demais câmaras das cidades da Baixada Santista, os trabalhos no Legislativo de Cubatão seguem a todo a vapor. Hoje, às 14 horas, os vereadores estarão em plenário para votar três projetos de resolução que alteram o Regimento Interno da Casa de Leis. As propostas são de autoria da Mesa Diretora e dos parlamentares Washington Luiz Lessa de Souza, o Carioca (PSDB), e José Elan dos Santos Gomes, o Batoré (Agir).