CLIMA

Defesa Civil alerta para risco de temporais em Mongaguá entre segunda (29) e terça-feira (30)

A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Defesa Civil do Município, orienta que a população acompanhe os alertas oficiais

29/12/2025 - segunda às 08h54

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um Boletim Meteorológico Especial alertando para a possibilidade de temporais em Mongaguá e em toda a Baixada Santista entre esta segunda-feira (29) e terça-feira (30), em razão da influência de um sistema meteorológico associado às altas temperaturas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), estão previstas pancadas de chuva de forte intensidade, que podem ser acompanhadas por rajadas intensas de vento, descargas elétricas e queda de granizo de forma isolada. Apesar de os modelos meteorológicos não indicarem, até o momento, acumulados expressivos de chuva, há potencial para tempestades severas e transtornos pontuais, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Na segunda-feira (29), mesmo com o sistema meteorológico posicionado de forma afastada no oceano, a combinação do calor com a instabilidade atmosférica pode favorecer a ocorrência de chuva forte. Já na terça-feira (30), a atuação de ventos que sopram do oceano em direção ao continente deve manter o cenário de instabilidade, com risco de novos episódios de temporais.

Para a quarta-feira (31), a previsão indica um padrão típico de verão, com elevação das temperaturas ao longo do dia. O aquecimento, aliado à umidade, pode provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, vento forte e, pontualmente, queda de granizo.

Tendência para os próximos dias

Entre quinta-feira (1º de janeiro) e, pelo menos, domingo (4), a passagem lenta de uma frente fria pelo litoral paulista pode favorecer a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aumentando o risco de chuvas persistentes e volumes elevados, principalmente na faixa leste do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Defesa Civil do Município, orienta que a população acompanhe os alertas oficiais, evite áreas alagadas durante as chuvas e redobre os cuidados em situações de vento forte e descargas elétricas.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.