Cubatão inicia o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil
As ações incluem monitoramento de áreas de risco e são feitas pelos técnicos da Defesa Civil da cidade
20/12/2025 - sábado às 11h18A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, por meio da Comdec – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, informa que desde o dia 1º de dezembro o município começou a operacionalizar o PCPDC – Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e o Plano de Contingência da Serra do Mar para o Polo Industrial de Cubatão (PCSMPIC). O objetivo é a prevenção de ocorrências nos períodos de chuvas intensas por meio do monitoramento de áreas de riscos, por meio de vistorias de campo, previsão meteorológica e o acompanhamento 24 horas dos índices pluviométricos.
O PCPDC está estruturado em quatro níveis, que são: observação, atenção, alerta e alerta máximo. Já o PCSMPIC possui quatro estados operacionais: observação, atenção, crítico e emergência. Cada nível ou estado possui critérios de ação. Ambos os Planos iniciam em 'Observação'. Nessa fase, há constante acompanhamento dos índices de chuva e previsão do tempo.
De acordo com a Comdec, em Cubatão há 7 postos que medem o acumulado de chuvas. Quatro deles estão localizados na Serra do Mar, dois na zona industrial e um na área urbana. Para a execução do plano, a Prefeitura enfatiza que os técnicos da Defesa Civil cubatense participam frequentemente de treinamentos promovidos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) justamente para esta Operação, com oficinas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A Comdec conta com técnicos e diversos equipamentos para ajudar no trabalho de monitoramento e de atendimentos às comunidades como viatura, geradores de energia, lanternas, holofotes, coletes, luvas, entre outros.
Como funciona e a justificativa do período – Conforme os acumulados de chuva se intensificam, as mudanças de nível e/ou estado são determinadas obedecendo a critérios de cada Plano. O mais preocupante é o nível de alerta máximo para o PCPDC e o Estado emergência, para o PCSMPIC, que exigem a remoção imediata da população que ocupa áreas em perigo. A Coordenadora da Defesa Civil de Cubatão, Cristina Candido, relata ainda que o PCPDC abrange locais de encosta habitada e que os Planos serão executados entre 1º de dezembro até o dia 31 de março , podendo ser prorrogado. Ela explica que o período se justifica, vez que, historicamente, é o de maior ocorrência de fortes chuvas. "Durante todo o ano, os técnicos da Defesa Civil realizam vistorias preventivas em locais que geram preocupação, mas que, a partir desta segunda-feira (1º), as vistorias são intensificadas".
Atualmente cidade de Cubatão possui 5 áreas frequentemente monitoradas pela Defesa Civil Municipal: Pilões, Água Fria, Cota 95 e 200. O Morro da Mantiqueira ainda está na lista, mas importante informar que as 150 famílias que viviam no local foram removidas para conjunto habitacional no Jardim São Francisco.
Cadastro de voluntários – A Defesa Civil também informa que continua aberto o Cadastro de Voluntários da Defesa Civil. Interessados devem se inscrever pelo link https://www.cubatao.sp.gov.br/cadastro-de-voluntarios/. Ali estão disponibilizados dois formulários eletrônicos: um para voluntário civil e outro para entidades. Após preenchimento correto do formulário, é preciso aguardar contato da Defesa Civil para agendamento dos treinamentos em parceria com o APELL Cubatão.
Os voluntários inscritos participam de capacitação e treinamento, com temas abordados sobre conhecimento em Defesa Civil, identificação de riscos de desastres, noções básicas de primeiros socorros, comunicação de risco, ajuda humanitária. Ao final do curso, as pessoas aptas para o exercício do serviço voluntário receberão certificado de participação, com validade um ano. Após esse período, o treinamento deverá ser atualizado e o cadastro, renovado.
Outras importantes ferramentas que poderão ser usadas no período chuvoso são os boletins de alerta por SMS e o Cell broadcast. Para receber os alertas SMS, os munícipes podem cadastrar o CEP da residência , escola, trabalho ou qualquer lugar que transita, para receber os avisos por mensagem de texto sempre que houver mudança climática significativa ou de perigo iminente para a comunidade. O serviço é gratuito e para receber as notificações, que vão por meio do SMS 40199, os cidadãos podem cadastrar quantos CEP desejarem.
O Cell Broadcast é uma ferramenta que emite alertas severos ou extremos a população de áreas de risco. Com ela, todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G recebe mensagens de alerta. No celular, tocará um sinal sonoro e a tela ficará travada com a mensagem. Além do alerta sobre os riscos, a ferramenta deve informar sobre locais para evacuação e pontos seguros.
"Com esses sistemas, as pessoas passam a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP ou a localização onde há possibilidade de chuvas fortes, inundação, alagamentos deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos", explica a coordenadora, reforçando que o atendimento a importância de os munícipes informarem à Defesa Civil, sobre as situações de emergência, pelos telefones 199 ou 3361-6177.
Breve Histórico do PPDC – Vários escorregamentos ocorreram no País em 1988. Os mais graves deles foram registrados em Petrópolis, com 171 mortes; Rio de Janeiro, 53 mortes; e litoral de São Paulo, com 17 vítimas fatais. À época, o Governo do Estado determinou aos institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Geológico, Florestal e de Botânica que fossem realizados estudos para o devido mapeamento dos problemas e também elaboração de propostas, dentre as quais, o Plano Preventivo de Defesa Civil. Ainda em 1988, Prefeituras da Região Metropolitana da Baixada Santista e Litoral Norte concordaram em firmar um pacto de ações voltadas a reduzir o número de vítimas fatais causadas por escorregamentos. O êxito obtido foi replicado em outras regiões.