São Vicente vira canteiro de obras em 2025 com entregas turísticas e comerciais
Município segue transformação do programa São Vicente de Cara Nova
20/12/2025 - sábado às 17h00Quem passeia pelas orlas, pelo centro comercial e desfruta das belezas naturais sabe: São Vicente mudou. A Cidade, que antes era retrato de abandono, com obras inacabadas e poucas atrações turísticas, hoje oferece um leque de destinos em seu maior cartão de visitas: o centro-praia.
Em 2025, a Prefeitura deu sequência ao programa São Vicente de Cara Nova, com a realização de obras que visam conectar turismo, cultura, comércio e entretenimento na região com maior potencial de geração de renda da Cidade. Com revitalização completa, a tradicional Biquinha dos Doces retoma sua essência; o local voltará a ser um polo de memórias afetivas para as crianças e um importante acervo histórico da Primeira Cidade do Brasil.
O Deck dos Pescadores está com as obras na reta final e passa por uma remodelação completa, com novo paisagismo, piso e pista de caminhada, fortalecendo ainda mais a saúde e o bem-estar da população. Em paralelo, o Itararé, a exemplo do Gonzaguinha, começa a ganhar nova vida com as reformas do Memorial dos 500 Anos e da subida da Ilha Porchat.
Na mobilidade urbana, a ciclovia da Avenida Tupiniquins (Japuí) foi completamente transformada, consolidando uma entrega de caráter metropolitano, interligando São Vicente a Praia Grande. A Faixa Azul começou a ser implantada na Orla do Itararé (da Divisa à Avenida Presidente Wilson). Em breve, também serão colocadas na Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira. A medida visa reduzir acidentes de trânsito, destinando uma faixa prioritariamente para a passagem de motociclistas. Em São Paulo, em três anos, o índice de ocorrências de trânsito foi reduzido em 47% graças à iniciativa.
No maior "shopping a céu aberto" da Baixada Santista, o centro comercial, novas calçadas ganham acessibilidade e oferecem mais conforto aos cidadãos, acompanhando as intervenções já concluídas no Boulevard Martim Afonso.
"É lindo andar pela Cidade e perceber o quanto já conseguimos transformá-la. Reurbanizamos todo o Gonzaguinha, trouxemos nova vida ao Itararé com o Parque da Juventude e, agora, estamos avançando com o Deck dos Pescadores, o Memorial dos 500 Anos, a Ilha Porchat e a nossa Biquinha. A Cidade estava largada. Hoje, dá vontade de caminhar e contemplar nossa baía. É um resgate de autoestima", ressalta o prefeito Kayo Amado.
A caminhada ganhou protagonismo. Em agosto, a Orla do Gonzaguinha foi premiada como uma das três melhores áreas para caminhada no Brasil, com reconhecimento concedido pelo Instituto Caminhabilidade. As intervenções urbanísticas e a ampliação da acessibilidade fizeram o local se destacar nacionalmente.
Para 2026, Kayo Amado projeta ainda mais transformações: "Vamos reurbanizar a Praça Barão, que ficará tão bonita quanto o Boulevard Martim Afonso. É a nossa cidade ganhando vida, com comércio cada vez mais forte e mais cultura, turismo e esporte para as famílias".