SEGURANÇA PÚBLICA

São Vicente avança com "boom" de investimentos na Guarda Municipal em 2025

Aquisição de equipamentos, novo sistema de gestão de dados e proposta de convênio regional compõem pacote de melhorias

15/12/2025 - segunda às 15h41

Segurança pública se faz com planejamento e execução. Em São Vicente, nos últimos anos, entregas históricas e um processo de modernização tiraram a Cidade de um cenário de atraso e defasagem. Em 2025, uma série de investimentos deu sequência a esse trabalho, qualificando e estruturando a Guarda Civil Municipal (GCM).

O ano já começou com avanços. No aniversário de 493 anos do Município, o presente foi para toda a população: os agentes da Guarda receberam novos coletes balísticos e armamento institucional. Pouco depois, novas viaturas chegaram para fortalecer o atendimento às ocorrências.

Ainda neste sentido, o trabalho estratégico é fundamental para acompanhar o andamento dos investimentos. Assim, São Vicente lidera a proposta de regionalização das corporações da Baixada Santista. O objetivo é integrar capacitações, operações conjuntas e o custeio de equipamentos.

Em paralelo, a Cidade promoveu treinamentos de motopatrulhamento, de ocorrências de médio e alto risco e para o uso de uma plataforma que veio para transformar a gestão de dados das forças de segurança: o sistema CAD (Central de Atendimentos e Despachos). Ele substituiu um processo manual por um fluxo totalmente digital, integrando informações e garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento. Com a adesão ao CAD, as atuações da Guarda saltaram de 1.894, entre janeiro e julho, para 6.375 desde o final de agosto. A iniciativa também contribui com o trabalho das forças policiais, fornecendo dados consolidados e acessíveis sobre suspeitos.

"Sinceramente, o cenário era desastroso. Sempre tivemos profissionais extremamente competentes, mas que não tinham condições dignas de trabalho. O que fizemos foi colocar a segurança de São Vicente no século XXI, com monitoramento, viaturas, uma nova base, capacitações e, agora, a busca pelo convênio metropolitano. A segurança pública deve ser planejada de forma regional, com integração e olhar estratégico. Por isso, estamos mobilizando as demais cidades para a adesão ao convênio", ressalta o prefeito Kayo Amado.

Uma cidade turística requer patrulhamento intensificado. Com base nisso, após articulação do Município, o Estado estenderá a Operação Verão até depois do Carnaval na Baixada. A partir da próxima segunda-feira (15), 364 policiais descem a São Vicente — onde permanecerão até 20 de fevereiro — para reforçar a segurança ao longo da temporada.

"Teremos policiamento ostensivo por toda a nossa orla. Além da presença da PM, a GCM intensificará as rondas. Estamos com nossos profissionais também no monitoramento, de prontidão para auxiliar o cidadão", explica o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.

A secretária de Turismo, Juliana Santana, destaca os investimentos em segurança pública como fundamentais para manter a Cidade viva, com turismo e economia aquecidos. "São áreas que se conectam. Não adianta criarmos e revitalizarmos diversos pontos turísticos se não investirmos em segurança. Hoje você caminha pela orla e vê policiamento e viaturas presentes nos principais atrativos. Isso é essencial para que o cidadão tenha vontade de sair de casa e consumir em São Vicente."

Histórico

Traçando uma linha do tempo, de 2022 para cá o Município inaugurou uma central de monitoramento, substituiu toda a frota de viaturas, adquiriu quadriciclos, armamento e coletes balísticos, fortaleceu o campo de estágios e inaugurou uma nova base em local estratégico, próximo ao centro comercial.

"A GCM de São Vicente sempre teve um grande potencial para desempenhar um excelente papel na segurança pública. Porém, era necessário um olhar técnico e, principalmente, o investimento não só em equipamentos, mas também no ser humano por trás do uniforme, melhorando seus rendimentos. Hoje operamos com melhores equipamentos e mais dignidade, elementos cruciais para que o agente possa sair de casa preparado para defender a integridade do cidadão", declara o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.