Santos instala estações de apoio ao ciclista em principais eixos de circulação
Santos 'pedala para frente' no mapa da mobilidade ativa. A Cidade passará a contar com cinco estações de apoio ao ciclista, todas equipadas com bomba manual para calibragem de pneus e um kit de ferramentas para reparos rápidos.
04/12/2025 - quinta às 12h00As instalações iniciais estão distribuídas pela orla e pelos principais eixos de circulação: Avenida Presidente Wilson, na altura do Posto 2 (Praça do Surfista), na Pompeia; Praça dos Expedicionários, próxima à confluência com a Avenida Ana Costa, nº 361, no Gonzaga; Avenida Bartolomeu de Gusmão, altura do nº 151 (lado oposto), na Ponta da Praia; e Avenida Rei Alberto, altura do nº 434, também na Ponta da Praia.
A última unidade ficará na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 456, no Chico de Paula.
Cada ponto reúne uma bomba de encher pneus com válvula intercambiável e um kit de ferramentas fixas presas por cabos de aço, incluindo espátulas para troca de pneus, chaves Phillips, cone de eixo, inglesa, fenda e um chaveiro multifunção com 15 opções, entre elas chaves Allen e suportes laterais para apoio das bicicletas.
A estação conta com itens específicos para pequenos reparos, como aperto de parafusos ou substituição de pneus. Complementando os serviços, a bomba manual permite que o próprio ciclista realize a calibragem, bastando conectar a mangueira ao pneu e bombear.
AUTONOMIA
A implantação traz uma série de benefícios diretos à população, oferecendo mais autonomia aos ciclistas para resolver pequenas emergências durante o trajeto, aumentando a segurança ao manter os equipamentos em condições adequadas de uso e garantindo maior comodidade com pontos de apoio distribuídos em áreas de grande circulação.
"A iniciativa reforça o compromisso de Santos com políticas de mobilidade sustentável, ampliando a infraestrutura destinada ao transporte limpo, saudável e de baixo impacto ambiental, ao mesmo tempo em que oferece mais suporte ao lazer, ao esporte e ao turismo em toda a Cidade", concluiu Rivaldo Santos, secretário das Prefeituras Regionais, pasta responsável pela instalação dos equipamentos.