Segunda linha do VLT começa a circular em Santos e tem isenção de tarifa até dia 15
A segunda linha Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, ligando a Avenida Conselheiro Nébias (região intermediária) ao Valongo, na área central, entrou em operação nesta segunda-feira (1º).
02/12/2025 - terça às 17h00Até o próximo dia 15, o usuário terá isenção de tarifa – válida para o novo trecho, que totaliza oito quilômetros. Inicialmente, os trens circularão entre 9h e 15h, de segunda a sábado.
O início da operação com horário reduzido tem o objetivo de permitir a adaptação da população à circulação dos trens, principalmente nas áreas comerciais de maior movimento. "O que se pede é atenção de motoristas e pedestres", afirmou a superintendente de Transporte Coletivo e Hidroviário da Artesp (empresa estadual responsável pela obra da segunda linha), Jamille Consulin.
A partir do dia 16, a tarifa passa a ser cobrada no novo trecho e também haverá integração com os ônibus municipais e intermunicipais, válida com o uso do cartão BR Mobilidade. A projeção, segundo informou, é de em seis meses ampliar o funcionamento para o horário completo, entre 5h30 e 23h30
Ainda de acordo com a representante da Artesp, as portas de plataformas para essas novas estações (são 12 pontos de paradas ao longo percurso) foram encomendadas e serão instaladas nos próximos meses.
MONITORAMENTO
O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, ressaltou que a ampliação do VLT traz mais mobilidade e conectividade para a região central. "Será um grande indutor para o desenvolvimento econômico e social do Centro Histórico e representa um avanço importante para quem vive, trabalha ou visita a Cidade".
Ele explicou que, para a fase inicial de operação, a proibição de estacionamento nas vias do percurso será das 8h às 16h. E as equipes da CET vão acompanhar todo o trajeto, a fim de garantir que os trens possam circular regularmente. Por isso, orientou os motoristas a atentarem às placas de sinalização e a não estacionarem sobre os trilhos.
Também lembrou que a Companhia realizou reuniões com comerciantes para tratar sobre as vagas para as operações de carga e descarga. Foram definidas alternativas em conjunto que também serão avaliadas nesse período para ajustesd que se fizerem necessários.
No novo trecho, as estações contarão com colaboradores da empresa operadora do sistema, BR Mobilidade, de acordo com o seu diretor, Alceu Cremonesi Jr.
OS PRIMEIROS
O início da operação era aguardado pela população e, por isso, muita gente não perdeu a oportunidade de viajar no novo modal logo, no primeiro dia de funcionamento. "Estava ansiosa mesmo. Quando ouvi falar que seria hoje, já fui para o Centro", revelou Nelci Moreira. A aposentada de 63 anos, moradora do bairro Encruzilhada, "bem pertinho da Estação Xavier Pinheiro", contou que sempre tem coisas para resolver no Centro e que agora tudo ficará muito mais fácil.
Também aposentado, Wilson de Melo, 71, que reside no José Menino, "monitorava as notícias" para saber quando a nova linha começaria a funcionar e comemorou ser um dos primeiros; "Vim aqui para o Centro só para essa estreia. O VLT é ótimo. Também uso a linha que vai até São Vicente."
Viajando ao seu lado, Marlene Pereira Maciel, 68, ingressou na estação Valongo (junto à Rodoviária), bairro onde mora. Ela também celebrou a novidade tão aguardada. "Saio muito para ir a médico. Agora, só de VLT. Vai ser muito bom, principalmente para os trabalhadores e estudantes".
O artista plástico Wagner do Santos, 42, lembrou que o trajeto do trecho inaugurado passa por áreas de escolas, universidade e outros pontos de grande movimentação de público. "Vai facilitar para a população e, com certeza, desafogar um pouco o trânsito", avaliou. Apesar de ter carro, ele prefere o transporte coletivo. "No caso do VLT é ainda melhor, pois é confortável, rápido, seguro e pontual."