São Vicente é classificada entre as 30 principais cidades turísticas do Estado
Estudo do Governo de São Paulo habilita Município à continuidade no recebimento de verbas para o setor
26/11/2025 - quarta às 15h27Marcada por belezas naturais e uma riqueza cultural que remete às origens do Brasil, São Vicente compõe, mais uma vez, o seleto grupo de Estâncias Turísticas do Estado, classificada pelo Governo de São Paulo como a 29ª entre os 78 municípios avaliados.
Mais do que um bom resultado, a classificação assegura à Primeira do Brasil a continuidade no recebimento de recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) — verba destinada exclusivamente a investimentos em infraestrutura turística.
"Esse reconhecimento reforça o valor da história e da identidade de São Vicente. Temos trabalhado para transformar nossa cidade em um lugar cada vez mais acolhedor para quem nos visita e mais inspirador para quem mora aqui. A continuidade dos repasses do Dadetur é essencial para seguirmos revitalizando espaços, criando novas experiências e fortalecendo um turismo que gera renda, emprego e orgulho. É muito gratificante ver o Estado reconhecer esse esforço coletivo", ressalta a secretária de Turismo, Juliana Santana.
A secretária também enalteceu o engajamento da sociedade civil para o funcionamento dessa cadeia produtiva: "O apoio do Conselho Municipal de Turismo tem sido fundamental no planejamento e no direcionamento desses recursos. A relação do conselho com o poder público é ótima e nos permite planejar, de forma conjunta, o desenvolvimento da Cidade".
Com os recursos do Dadetur, São Vicente tem promovido uma verdadeira transformação em todo o eixo centro-praia, com intervenções urbanísticas que atraem visitantes e resgatam o orgulho dos vicentinos.
A Nova Orla do Gonzaguinha voltou a ser um espaço de contemplação, com novo passeio público, arborização, mobiliário urbano e atrativos como os píeres dos Apaixonados e do Pelé, além da Fonte das Crianças. No Parque da Juventude (Itararé), o esporte ganha protagonismo com quadra de basquete, pista de skate e área de lazer. A Praça da Bíblia, por sua vez, oferece um ambiente dedicado à manifestação de fé.
Os investimentos têm reforçado o reconhecimento de São Vicente como um polo de cultura e turismo. Em agosto deste ano, por exemplo, a Orla do Gonzaguinha foi eleita uma das três áreas mais atrativas para caminhada no Brasil, segundo o Instituto Caminhabilidade.
Futuro
Já com o pé nos 500 anos, o Município trabalha para repatriar a tradicional "Biquinha dos Doces" e já conduz as revitalizações do Memorial dos 500 Anos, do Deck dos Pescadores e de outros pontos turísticos.
"Tudo isso é parte de um trabalho de resgate de autoestima e valorização da nossa Cidade. O turismo representa quase 10% do PIB do Estado e é um importante potencializador de emprego e renda. Aqui a gente enfrenta a escassez de recursos, mas se desdobra para extrair o que temos de melhor: nossas praias e nossa vocação turística. Essa boa relação com o Governo do Estado nos permite, juntos, construirmos um futuro melhor para São Vicente", destacou o prefeito Kayo Amado.