BLACK FRIDAY

Sete em cada dez consumidores vai aproveitar a Black Friday para as compras de Natal

Tendência mudou e em vez de um dia, mês inteiro atrai consumidores, segundo CDL Santos Praia

26/11/2025 - quarta às 09h00

Novembro é um mês muito esperado pelos consumidores, porque eles já sabem, a Black Friday, tradição americana já comum no Brasil, vem acompanhada de grandes descontos. Mas, para não concentrar em um dia só, que este ano é 28 de novembro e sempre cai na última sexta do mês, a tendência mudou.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Santos Praia, grande parte do Comércio já aquece as vendas com descontos durante a semana ou até o mês todo, porque é uma época em que as pessoas tendem a comprar mais influenciadas pelo 13º salário.

A primeira parcela paga tradicionalmente no dia 30 de novembro, este ano cai num domingo. E isso pode fazer com que os empresários antecipem os pagamentos para sexta, dia 28, justamente o dia da Black Friday.

"Isso pode aquecer ainda mais as vendas, já que com dinheiro na mão, as pessoas tendem a gastar mais. Na Baixada Santista, acreditamos que o movimento nas lojas aumente cerca de 5%. E com isso, muita gente já aproveita para antecipar as compras de Natal", conta o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi.

E uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, comprova isso e indica que 70% aproveitam o evento para fazer as compras de Natal. Ou seja, sete em cada dez.


O levantamento mostra que entre esses consumidores, 24% sempre adquirem parte ou todos os presentes nesse período e 45% aproveitam algumas promoções. Apenas 13% ignoram o evento.


De acordo com os consumidores entrevistados, 31% gastam menos nas compras de Natal (por anteciparem aquisições com desconto), 23% mantêm o valor gasto, e 21% acabam gastando mais, porque compram um número maior de produtos.

Presentes mais procurados

Segundo a CDL Santos Praia, os presentes mais vendidos costumam ser os eletrodomésticos, seguido de eletrônicos, roupas e calçados. "Como os preços costumam ser atrativos e o parcelamento mais longo, muita gente aproveita e compra TV, máquina de lavar, microondas, fogão, aspirador, entre outros. Mas uma dica que nós sempre damos é acompanhe o preço, veja se não estão tentando oferecer descontos que parecem atrativos, mas não são", reforça o presidente.

Dicas importantes da entidade que cuida dos interesses dos lojistas. Até porque, o barato sempre sai caro.