SAÚDE

Pontos estratégicos do Bairro Esmeralda recebem ação do 'fumacê' a partir desta terça-feira (25)

Ação será em postos de reciclagem de materiais, borracharias e locais de maior foco de transmissão

25/11/2025 - terça às 08h43

Os trabalhos de nebulização, conhecido popularmente como fumacê, para  combater o mosquito Aedes Aegypti, seguem ao longo desta semana nos  pontos estratégicos de Praia Grande. O Bairro Esmeralda receberá o  serviço a partir desta terça-feira (25). Em caso de chuva, a atividade  é suspensa e reagendada para o dia seguinte.
 

A nebulização, com a máquina pulverizadora acoplada ao carro, focada  especificamente nos pontos estratégicos com maior potencial de  proliferação do mosquito Aedes Aegypti é uma ação inédita de combate  ao transmissor das arboviroses (doenças causadas pelo arbovírus –  vírus da dengue, Zika vírus e chikungunya) na Região. As equipes da  Divisão de Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap)  praia-grandense, passam com o veículo aplicando o inseticida pelas  ruas do entorno dos pontos estratégicos para eliminar os mosquitos  adultos transmissores da doença. Esses pontos são locais como postos  de reciclagem de materiais, borracharias e pátio de apreensão de  veículos que estão recebendo uma intensificação das ações de combate.
 

Mesmo com uma forte queda de casos de dengue no comparativo com 2024  (de 2295 no ano passado para 1196 este ano) e antes do período de  chuvas e calor, que costuma gerar uma maior incidência da doença,  Praia Grande se antecipou e pleiteou junto ao Governo do Estado a  realização do fumacê com o carro nesses pontos estratégicos, em uma  ação pontual e necessária para evitar o crescimento de casos no  período do verão. O pedido foi autorizado pelo Estado a partir de um  estudo aprofundado efetuado pelo Município, que levou em conta a  geografia dos bairros, a quantidade de pontos estratégicos e o maior  índice de positividade de larvas nesses locais após a Avaliação de  Densidade Larvária (ADL) efetuada pelo Município em outubro.
 

Na análise larvária, os agentes de combate às endemias fazem a medição  da quantidade de larva existente em cada região, identificando os  bairros que concentram maior quantidade. A atividade permite fazer um  mapeamento dos focos da dengue, auxiliando na definição e  direcionamento das ações de prevenção e combate ao mosquito  transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Essa  avaliação ocorre quatro vezes por ano, seguindo determinação do  Governo do Estado.
 

O estudo identificou a necessidade da adoção dessa estratégia nos  bairros Melvi, cujo fumacê foi realizado na semana passada, Samambaia,  que recebe o serviço nesta semana, e Esmeralda. Esses locais foram  definidos a partir de critérios estritamente técnicos e pactuados  juntos ao Governo do Estado, que autoriza a aplicação e fornece o  inseticida. Para a definição desses locais foi levado em conta dois  aspectos: a última análise larvária, que demonstrou maior positividade  para larvas do mosquito Aedes Aegypti nesses bairros; e a série  histórica de positividade dos pontos estratégicos, que demonstraram a  necessidade do direcionamento desta ação para esses locais. É  importante salientar que as ações cotidianas efetuadas nos pontos  estratégicos continuam e receberão esse reforço nas próximas semanas.
 

“É uma ação inédita na Região o que estamos desenvolvendo em Praia  Grande, antes do período epidêmico. E isso foi possível após  apresentarmos um estudo ao Estado destacando a importância da  aplicação do fumacê nos pontos estratégicos de forma antecipada, pois  isso vai reforçar as ações que já desenvolvemos quinzenalmente nos  pontos estratégicos de maior risco, intensificando o combate às larvas  e também ao mosquito. A ação está prevista para acontecer até o fim de  novembro, no máximo início de dezembro, a depender das condições  climáticas, e vai contemplar todos os pontos estratégicos desses  bairros que necessitam de um reforço da nossa atenção”, explica a  diretora da Divisão de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.
 

O fumacê com o carro será retomado nesta terça-feira (25), a partir  das 17h30, no entorno de quatro pontos estratégicos do Bairro  Esmeralda (confira as ruas abaixo) e se repete nas mesmas localidades  na quarta (26) e na quinta-feira (27), a depender das condições  climáticas. A Sesap solicita que a população mantenha as portas e  janelas abertas para que o produto possa fazer o efeito esperado.  “Pedimos também que os munícipes fiquem dentro de suas casas e que não  deixem crianças ou animais seguirem a viatura durante a nebulização”,  orienta Maria Fernanda.
 

Após a conclusão dos trabalhos neste local, a nebulização seguirá para  as demais localidades apontadas, a serem anunciadas posteriormente  pela Prefeitura de Praia Grande em seus canais oficiais.
 

Confira as ruas contempladas nesta semana:

- Avenida Hermenegildo Pereira de França;
- Rua Bruno Seabra;
- Rua Zélia Giglioli Galves;
- Avenida Ana Pereira de França;
- Rua Afrânio Peixoto.

Faça a sua parte – A população também precisa fazer a sua parte na  guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, pois cerca de 70% dos focos do  mosquito estão nas residências.

Veja como:

- Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque uma tela no ladrão da  caixa d’água;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr  pelas calhas;
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas ou coloque areia até a  borda do prato;
- Mantenha os ralos telados e limpos jogando sal e cloro;
- Mantenha latas e garrafas com a boca virada para baixo e pneus em  locais cobertos;
- Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes usando os produtos  químicos apropriados.

Outra dica é descartar os pneus velhos e outros itens que acumulam  água em um dos Ecopontos do Município. Os endereços podem ser  consultados na Carta de Serviços, disponível no site  (www.praiagrande.sp.gov.br).

Denúncia – Caso o munícipe queira fazer uma denúncia sobre focos de  dengue, ele poderá entrar em contato com a Ouvidoria SUS (telefones  0800-773-3020 / 3472-9764, e-mail:  atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br ou presencialmente na Rua João  de Souza, s/n°, Mirim, segunda à sexta, das 9h às 16h) para que a  equipe da Saúde Ambiental seja acionada e possa fazer uma vistoria na  casa.
 

As equipes fazem ainda a soltura de peixes da espécie Lebiste,  conhecido como Barrigudinho, em grandes locais com água parada. Esse  peixe come as larvas e ovos do Aedes Aegypti e de outros mosquitos.
 

Vacinação – A vacinação contra a dengue permanece à disposição de  crianças e adolescentes de 10 e 14 anos. Para receber esta vacina é  necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou de um  responsável e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e  comprovante de residência dos pais ou do responsável. Importante  lembrar que o esquema vacinal deste imunizante é composto por duas  doses. Portanto, se já passaram três meses que seu filho recebeu a  primeira dose, procure o posto de saúde para completar a vacinação  contra a dengue. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 9  às 16 horas, nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Sintomas – Em caso de sintomas como febre alta de início súbito, dores  pelo corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de  apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, a pessoa pode  procurar a Usafa na qual está cadastrada. Em caso de sangramento, dor  abdominal intensa, vômitos persistentes, aumento do fígado ou acúmulo  de líquido, o munícipe deve se dirigir às Unidades de  Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia ou Quietude ou o Pronto-Socorro  Central, no Bairro Guilhermina.