Festival de Violões 2025: Praia Grande/SP homenageia Antônio Manzione
Com entrada gratuita, a festividade, que homenageia o maestro Antônio Manzione, referência no meio violonístico do País, apresenta uma programação repleta de artistas talentosos.
25/11/2025 - terça às 15h00As apresentações do Festival de Violões 2025 de Praia Grande terão início na próxima segunda (24) e terça-feira (25), às 19h30, no Teatro Serafim Gonzalez (PDA). Com entrada gratuita, a festividade, que homenageia o maestro Antônio Manzione, referência no meio violonístico do País, apresenta uma programação repleta de artistas talentosos. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação.
A abertura fica por conta da dupla Fred Lincoln e Daniel Lima, formada especialmente para o evento. Fred estudou com Antônio Manzione, Sidiney Gimenez e Eliseu Lima. Atualmente, é professor de violão em Praia Grande, Santos, São Vicente e Cubatão. Daniel Lima estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo, com Paulo Porto Alegre e Conrado Paulino. Hoje, é professor de violão nas prefeituras de Praia Grande e Mongaguá.
Em seguida, ocorre a apresentação do duo Feminina Harmônicas, composto por Josiane Gonçalves e Juliana Oliveira, com a proposta de divulgar um amplo repertório brasileiro. Elas também realizam um workshop no dia 24, às 17h, no Palácio das Artes. Juliana é formada em Violão pelo Conservatório de Tatuí e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Josiane também é formada pelo Conservatório de Tatuí, sob orientação do violonista Edson Lopes, onde atualmente é professora.
Já no segundo dia, serão realizadas diversas apresentações de 10 minutos, começando com a Valquíria Duarte, professora em Praia Grande, com 20 anos dedicados ao ensino de violão, que sobe ao palco com alunos da Complementação Educacional Sonia Marise. Thiago Moura, professor de violão e percussão no Projeto Musicalidade na Gota, que atende 80 alunos no contraturno escolar, fará uma apresentação solo.
Daniel retorna ao palco com os alunos da Melhor Idade. Já Getúlio Paiva se apresenta com o ETMD Guitar Ensemble da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, um grupo de câmara dedicado à prática e difusão da música para violões, formado por alunos e professores. Isaque Soares também participa com seu grupo, composto pelos alunos do Projeto SuperEscola do Polo Tupi, em Praia Grande. Por fim, Fred Lincoln finaliza o Festival com uma apresentação especial ao lado de seus alunos da Cidade.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Maurício Petiz, é essencial promover eventos que fortaleçam todas as vertentes do setor cultural em Praia Grande. “Recentemente, tivemos o Festival de Teatro, iniciamos a nova edição do Salão de Artes Plásticas e agora estamos prestes a promover a 15ª edição do Festival de Violões. Um dos eventos mais tradicionais da Região, onde destacamos nossos talentos locais. Temos diversos profissionais e artistas muito talentosos na programação, além de um workshop imperdível. Essa é mais uma opção de lazer incrível para moradores e turistas da Cidade”, afirmou Petiz.
Programação – Confira a programação do Festival de Violões:
Segunda –feira (24)
17h - Workshop das Femininas Harmônicas
19h30 - Apresentação da dupla composta por Daniel Lima e Fred Lincoln, e das Femininas Harmônicas, formada por Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves.
Terça-feira (25)
19h30 – Apresentações da professora Valquíria Duarte da Silva (Grupo Cordas Soltas), Thiago Moura de Oliveira (do Projeto Gota de Leite), Daniel Lima (com os alunos do Conviver Boqueirão), Getúlio Paiva (com o grupo ETMD Guitar Ensemble), professor Evandro Pires, Isaque Soares (com alunos do projeto SuperEscola do Polo Tupi) e Fred Lincoln (com grupo de alunos da Cidade).
Endereço – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Costa e Silva, nº 1.600, Bairro Boqueirão.