ZELADORIA

Praia Grande/SP realiza mutirão de limpeza de 22 mil bocas de lobo

Todos os bairros da Cidade recebem a ação preventiva

24/11/2025 - segunda às 15h00

O verão está chegando e, com ele, aumentam as possibilidades de  eventos climáticos extremos, como os fortes temporais. Por conta  disso, a Prefeitura de Praia Grande realiza um mutirão de limpeza de  bocas de lobo. A ação preventiva tem como objetivo principal melhorar  o escoamento das chuvas e, desta forma, evitar pontos de acúmulo de  água na Cidade.
 

O Município conta atualmente com aproximadamente 22 mil bocas de lobo  e mais de 30 canais que compõem o sistema de macrodrenagem. Toda essa  estrutura é essencial para garantir o funcionamento adequado da  drenagem urbana, especialmente durante o período de chuvas intensas. O  mutirão pretende alcançar toda essa rede, priorizando os pontos mais  suscetíveis a acúmulo de água durante os temporais.
 

O trabalho passará por todos os bairros de Praia Grande. A previsão é  de que cerca de 500 bocas de lobo sejam limpas por dia durante a ação.  Os serviços são coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos  (SESURB) e contam com 40 profissionais atuando diariamente, além do  apoio de caminhões e retroescavadeiras utilizados para a remoção de  detritos, desobstrução das galerias e transporte dos resíduos  recolhidos.
 

No total, o mutirão será realizado em três etapas. A primeira fase  teve início na última semana e está em andamento entre os bairros  Canto do Forte e Mirim. A segunda etapa seguirá até o Solemar. Por  fim, a terceira e última fase contemplará o trecho que vai do Sítio do  Campo até a Cidade da Criança, encerrando o trabalho preventivo antes  do período mais crítico das chuvas de verão.
 

“Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Praia Grande intensificou  os trabalhos de manutenção e zeladoria em todos os bairros da Cidade.  Esse mutirão de limpeza de boca de lobo é mais uma etapa dessas ações.  A população é diretamente beneficiada com esta atividade preventiva”,  comentou o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.
 

População precisa ajudar – A Prefeitura de Praia Grande vem fazendo a  parte dela, mas cada morador tem papel fundamental na manutenção do  sistema de drenagem. Não jogar lixo nas ruas é a principal forma de  colaboração. A Administração também reforça que campanhas educativas  são realizadas periodicamente para conscientizar a população. O lixo  descartado irregularmente pode causar entupimento de bocas de lobo,  reduzir a capacidade de escoamento das galerias e potencializar  alagamentos mesmo em chuvas moderadas.