Kayo Amado participa de painel sobre Cosip e palestra na FNP
Durante evento, o Prefeito explicou a nova forma de cobrança da taxa em São Vicente
20/11/2025 - quinta às 09h00O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, participou do Evento sobre a nova Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), que aconteceu nesta sexta-feira (14) na sede da frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília.
Durante o 3º painel, que teve como tema "Alterações legislativas municipais e boas práticas" e contou com as participações de Ulysses Arêas, Diretor da Receita Municipal de Salvador; Larissa Junckes, Secretária Adjunta de Parcerias da Prefeitura de Canoas e Andrea Senko, Secretária de Finanças do Rio de Janeiro, Kayo Amado palestrou sobre as inovações e as adequações legais da Cosip em São Vicente:
"Nós trabalhamos para que a nossa lei ficasse mais atualizada e mais adequada à realidade que os principais municípios aplicam, que é uma realidade de justiça tributária. Quem consome mais, paga mais, quem consome menos paga menos. Essa é a essência lógica da nossa ideia. Também buscamos colocar tudo de uma forma transparente, clara, com critérios claros e que tivesse essa premissa da justiça tributária em cima do consumo. Consumiu mais, paga mais, consumiu menos, paga menos e, também, a premissa da justiça social, reduzindo tarifa de 25 mil famílias".
A Cosip é uma taxa municipal cobrada em todas as cidades, incluída mensalmente na conta de luz.
Em São Vicente, após a sanção da Lei Complementar nº 1.205/2025, cerca de 25 mil famílias terão redução na taxa a partir de 2026. Com isso, o valor, que antes era fixo, passa a ser proporcional ao consumo de energia de cada residência.
Assim, famílias que utilizam até 75 kWh por mês terão redução de R$ 15 para R$ 10 na taxa cobrada na conta de luz. O consumo médio mensal por residência gira em torno de 152 kWh, o que mantém o valor anterior.
Na prática, a medida reduz a taxa para quem consome menos e aumenta a contribuição de grandes consumidores, como empresas e indústrias.