MORADIA

Garantido por Paulo Alexandre Barbosa enquanto prefeito, Santos I é entregue

Foram entregues 50 unidades habitacionais do Conjunto Santos I Edifício Samara Faustino

19/11/2025 - quarta às 17h00

Um dos mais importantes projetos de moradia popular na Baixada Santista, o Conjunto Habitacional Santos I, encabeçado pela gestão de Paulo Alexandre Barbosa, foi inaugurado, em caráter oficial, nesta segunda-feira (17) após a entrega das primeiras chaves a seus novos moradores.


Ao todo, foram entregues 50 unidades habitacionais do Conjunto Santos I – Edifício Samara Faustino, que fica localizado na Rua Amador Bueno, 432, no Centro da Cidade.


Fruto de uma iniciativa que uniu a Prefeitura de Santos, o Governo do Estado, CDHU e a Cohab-Santista, o Santos I foi concebido por Paulo Alexandre Barbosa, ainda quando o mesmo era Prefeito, para ampliar a oferta de moradia digna na área histórica do município. 


"Estamos entregando o Conjunto Habitacional Santos I, o Edifício Samara Faustini, em uma homenagem a essa mulher batalhadora, que já não está mais entre nós, mas que foi presidente da Associação dos Cortiços do Centro de Santos e hoje é símbolo da luta por moradias populares na Baixada Santista", afirmou o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.


Os apartamentos possuem área entre 40,66m² e 44,66m² e que contam com dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. As obras foram iniciadas em 2023.


Ao final de sua gestão como prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa entregou os conjuntos habitacionais Santos T, Santos O, Santos R e Caneleira 4. Ele também deixou em andamento os projetos do R2 e R3, Tancredo Neves III, Santos Y Bananal, Cubatão W/Z e Santos I, entregues à população durante seu mandato como deputado federal. Além disso, o Santos AB-Prainha, Parque Palafitas, Santos Z Jabaquara e Santos AD - Retrofit ainda serão finalizados. 


"Este é o resultado de um trabalho contínuo. Nos últimos três anos, foram realizadas 1370 regularizações fundiárias, com a entrega de escrituras de imóveis. Realizamos o trabalho na Área Continental, na Zona Noroeste e nos morros. Nosso objetivo é proporcionar dignidade, conforto e segurança jurídica aos santistas", disse o prefeito Rogério Santos.


Moradores se preparam para mudar


Presente durante a entrega das chaves, a auxiliar de serviços gerais, Josilane da Silva será uma das novas moradores do local e afirma que o empreendimento vai mudar sua vida de forma completa.

"É uma sensação maravilhosa, inexplicável, porque é um sonho. É um sonho realizado, é uma conquista. Até agora a ficha não caiu. Acho que só vai cair quando eu mudar mesmo, que eu estiver dentro da minha casa. Mas o sentimento é só de agradecimento, primeiro, a Deus, segundo, a esse projeto todo", concluiu.