SAÚDE

Parceria poderá contemplar demanda de oftalmologia de Mongaguá

A cidade tem demanda reprimida de mais de mil pessoas no aguardo de consulta de oftalmologia

19/11/2025 - quarta às 06h34

Na busca por alternativas de atendimento a uma das principais demandas reprimidas da saúde: oftalmologia, a prefeita Cristina Wiazowski recebeu o convite do deputado estadual Paulo Correa Jr. e conheceu, nesta sexta-feira (14/11), o Instituto Visão do Bem de Saúde Ocular, em Santos, vinculado ao Hospital Oftalmológico Visão Laser, instituição renomada na Baixada Santista, com mais de 80 anos de atuação. 

O Visão do Bem atende pelo SUS diariamente centenas de pessoas de toda a região, sendo que Mongaguá é um dos poucos municípios que ainda não dispõe de convênio para a realização dos serviços de oftalmologia. O instituto dispõe de infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, e contempla um atendimento de consulta, exame, diagnóstico e tratamento, sendo que em alguns casos, tudo isso no mesmo dia.

"Temos uma filosofia: fazer pelos outros o que fazem por nós. Ela foi adotada depois que minha família passou por dificuldades e conseguiu se reconstruir. E hoje, a maior parte dos nossos pacientes sai daqui reconstruindo a vida e perguntam como podem agradecer. A fala é a mesma: faça pelo outro o que fizeram por você", contou o diretor-presidente do instituto, Luiz Roberto Colombo Barboza, médico oftalmologista.

Ele afirmou ter sido uma satisfação receber a prefeita Cristina, única mulher à frente de uma prefeitura na Baixada Santista. "A mulher tem sensibilidade e entende melhor a necessidade das pessoas. Sabe o tamanho do amor e do carinho com que temos que tratar a área da saúde. A prefeita mostra que tem esse olhar diferenciado e sem dúvida fará o bem e o que é certo para beneficiar as pessoas que mais precisam."

Segundo o deputado Paulo Correa Jr., neste primeiro momento ele procurou intermediar o encontro para que a prefeita conhecesse o trabalho do instituto. "Faremos um levantamento da demanda real de Mongaguá para termos noção do volume de recursos necessários para eventualmente viabilizarmos um convênio, a partir do qual tentaremos indicar emendas parlamentares e conseguiremos atender a população."

Apresentando uma demanda reprimida de mais de mil pessoas no aguardo de consulta de oftalmologia, a prefeita Cristina celebrou a visita e afirmou que irá trabalhar para zerar essa fila de espera. "Hoje, não podemos dispor desta especialidade em nosso rol de serviços. Por isso, somos dependentes das vagas ofertadas no AME. Só que está demorando demais. Precisamos promover essa assistência."

Ainda de acordo com a chefe do Executivo, o deputado tem sido muito solícito às pautas que envolvem Mongaguá e se colocou como parceiro também nesta empreitada em relação à demanda de oftalmologia.

Um novo encontro está previsto, mas desta vez envolvendo as equipes jurídica e técnica da Prefeitura, do gabinete do deputado e da direção do instituto para que novos passos sejam dados.