Conjunto habitacional realiza o sonho da casa própria para moradores de cortiços de Santos
O conjunto conta com dois blocos, sendo um com 16 apartamentos e outro com 34
17/11/2025 - segunda às 22h01"Muitas emoções". O bordão utilizado pela saudosa Samara Faustino durante as suas décadas de luta por moradia deu o tom, na manhã de segunda-feira (17), em Santos, na entrega de chaves para 50 famílias que residiam em cortiços da área central. Batizado em sua homenagem, o conjunto habitacional Santos I – Condomínio Edifício Samara Faustino, localizado na Rua Amador Bueno, 432 (Paquetá), foi inaugurado, realizando o sonho da casa própria dos novos moradores.
O conjunto conta com dois blocos, sendo um com 16 apartamentos e outro com 34. Do total, 25 unidades têm 40,66m² e as outras 25 contam com área total de 44,66m². Todos os 50 apartamentos têm dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. Além disso, há centro de convivência e área verde com paisagismo.
O empreendimento ainda tem unidades habitacionais para PCD (Pessoa com Deficiência) e apartamentos para idosos, além de vagas de estacionamento de carros, motos e PCD. Além disso, há bicicletário, área de lazer e um centro de apoio ao condomínio com copa e dois banheiros.
PARCERIA
O investimento é resultado de convênio da Prefeitura de Santos com a CDHU. As obras custaram R$ R$ 13.421.880,95, com recursos do Programa de Atuação em Cortiços, da empresa estatal. A Cohab foi a responsável pelo gerenciamento das obras e dos contratos.
"Para nós, é o momento de várias felicidades. A maior felicidade é entregar a chave para 50 famílias. Estamos falando de um potencial de 200 pessoas que passam a viver em uma habitação com dignidade. Dignidade todas essas famílias têm e sempre tiveram, mas morar de uma maneira digna. Poder deitar na cama sabendo que está morando em segurança e saber que vai ter o documento que vai se perpetuar pela família, de geração em geração", celebrou o prefeito Rogério Santos, durante a cerimônia
O diretor presidente da Cohab Santista, Maurício Prado, destaca a parceria que concretizou o empreendimento. "Estamos felizes com a entrega deste novo conjunto habitacional, resultado de uma parceria de sucesso entre o Município e o Governo do Estado, através da CDHU e a COHAB Santista, executado com recursos do Estado. Mais importante, principalmente, pelo atendimento a essa demanda de moradores de cortiços do Centro, que há muito não era atendida.".
"Aqui, a gente encontrou uma estrutura adequada e a confiança de colocar o recurso e confiar que fosse feita a execução da obra e isso aconteceu muito bem", resume o diretor presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.
NOVOS MORADORES
A seleção dos contemplados foi feita com base em critérios estipulados no convênio com a CDHU, atendendo famílias cujas moradias apresentavam características de precariedade construtiva, insalubridade, adensamento excessivo, ausência de infraestrutura adequada ou risco de colapso estrutural identificado por laudo técnico emitido pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santos. As mudanças ocorrerão seguindo cronograma que começa nesta terça-feira (18).
Ao fim da cerimônia, a primeira das portas dos 50 apartamentos foi aberta pela estudante do restaurante-escola Estação Bistrô, Ruth Carolina Basílio Ezequiel, que vai se mudar para o prédio com os dois filhos. "Eu não tenho nem como explicar se eu choro, se dou risada, se tremo. Eu estou muito feliz e satisfeita, muito realizada".
Prova de que políticas sociais dão resultados, Ruth já fez seis cursos do Salão Autoestima, se qualificando para atuar como cabeleireira, além de ter descoberto toda uma nova área de atuação no restaurante-escola. A casa própria é uma realização que vem trazer estabilidade para que ela siga agarrando oportunidades. "Muda muito, hoje a Prefeitura veio para, literalmente, mudar a minha trajetória, porque eu busquei isso também, é um conjunto mútuo. Pessoas precisam de pessoas".
SAMARA FAUSTINO
Samara Faustino foi uma das maiores lideranças na luta por moradia digna da Cidade. Durante a vida, presidiu a Associação dos Cortiços do Centro (ACC) de Santos e foi coordenadora executiva da União de Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP), além de ter participado da criação da Associação de Artesãs Raízes Corticeiras e da Padaria Comunitária Um Só Coração. Também integrou a Central dos Movimentos Populares (CMP).
A animação costumeira de Samara convivia com a garra de sua atuação na defesa dos direitos dos moradores dos cortiços, causa que não abandonou até o fim dos seus dias (faleceu em julho de 2023, vítima de infecção generalizada). O prédio com o seu nome é uma das homenagens para ela.
Filha de Samara, Graesnay Faustino esteve presente na assinatura do termo que formalizou e conjunto e relembra a luta da mãe, que acompanhou de perto. "Hoje significa a realização de um sonho de uma mulher. Desde 96, eu era criança e minha mãe saiu de casa para ir lutar por moradia. Ela não queria moradia apenas para a gente, para a nossa família, ela queria pro vizinho do lado, pro vizinho da frente, apesar de não entender nada como que se fazia, ela foi à luta e buscou", conta.
PRÓXIMAS UNIDADES
Além das unidades entregues na manhã de segunda, estão previstas outras 113 unidades no conjunto Santos L, que será erguido no Centro, destinadas aos moradores dos cortiços.
Os preparativos para as obras já começaram, com a contratação de serviços para elaboração de ensaio de sondagem, levantamento topográfico e planialtimétrico cadastral e laudo geotécnico de fundações e contenções do terreno onde serão construídas as unidades habitacionais.