POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Juíza santista é eleita presidente da AMB

Vanessa Mateus comandará a maior associação de magistrados do mundo

16/11/2025 - domingo às 03h20

Nova responsabilidade
A juíza santista Vanessa Ribeiro Mateus foi eleita presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2026-2028, na última sexta-feira. Ela encabeçou a chapa Combatividade, Coragem e União, a única inscrita no pleito, e recebeu 8.715 sufrágios, alcançando a maior votação já registrada na história da instituição, considerada a maior associação de magistrados do mundo.

Cinco pilares
O grupo definiu cinco pilares para o mandato: a valorização da magistratura; a equiparação entre os ativos e aposentados; a segurança dos integrantes da categoria; a democratização na gestão dos tribunais; e transparência junto à sociedade. 

Raízes locais
Nascida em Santos (SP), Vanessa é formada em Letras e em Direito pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e integra a magistratura desde 2000. Em 2004, atuou como juíza substituta na Circunscrição Judiciária de Santos (que abrange Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente). Em 2009, foi responsável pela instalação do primeiro Juizado de Violência Doméstica do Estado, na Capital. Atualmente, ela é a titular da 8ª Vara Cível da Capital. 

Fazendo história
A santista já tinha alcançado, em 2020, um importante feito. Naquele ano, Vanessa tornou-se a primeira mulher e juíza de primeiro grau a presidir a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Em 2022, foi reconduzida ao cargo por mais dois anos. 

HPV em pauta
A deputada estadual Solange Freitas (União) realizará amanhã uma audiência pública para discutir o resgate de jovens não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV). A atividade será realizada a partir das 14 horas, no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa (Alesp), e reunirá autoridades, médicos e representantes da sociedade civil.

Prevenção prejudicada
A parlamentar decidiu provocar essa discussão após tomar ciência de que cerca de 650 mil jovens paulistas entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados. Disponível no Brasil desde 2014, essa vacina é uma das principais formas de prevenção contra diferentes tipos de câncer, como de colo de útero, ânus e garganta. 

Empréstimo milionário
Na semana passada, o prefeito de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), encaminhou à Câmara um projeto de lei para solicitar aos vereadores a autorização para o Município contrair um empréstimo de R$ 242,6 milhões junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Urbanização de Favelas, do Governo Federal.

Melhorias para a Vila dos Pescadores
O dinheiro será utilizado para atender às necessidades da comunidade da Vila dos Pescadores, que fica em uma área de mangue entre a ferrovia, o Rio Casqueiro e a Avenida Tancredo de Almeida Neves. Segundo a Administração Municipal, 9.037 pessoas vivem nessa região do Município. 

Passando a limpo
O vereador de Santos Marcos Caseiro (PT) apresentou um requerimento ao Executivo cobrando da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) a divulgação da relação nominal atualizada dos integrantes do corpo jurídico da empresa municipal, incluindo servidores efetivos, comissionados e eventuais assessorias externas contratadas para representação judicial ou consultiva.

Nos mínimos detalhes
"A solicitação dos dados referentes à função, horário, local de trabalho e qualificação tem o objetivo de assegurar a transparência da estrutura funcional e verificar a adequada correspondência entre as atribuições exercidas e a formação técnica exigida para o exercício das funções jurídicas", justificou o petista.