Empreendedores podem participar de feira do Natal Criativo de Santos
O edital estabelece vagas distribuídas por áreas da economia criativa
14/11/2025 - sexta às 08h55Estão abertas as inscrições para o Mega Feito em Santos - Natal Criativo 2025, uma das maiores edições do programa municipal de fomento à economia criativa. Realizado pela Secretaria de Comunicação e Economia Criativa, o evento ocorrerá na Praça Mauá, entre 4 e 23 de dezembro, e reunirá artesãos, artistas, empreendedores criativos e expositores do setor gastronômico.
Ao todo, serão 40 vagas, sendo 30 para artes, artesanato, moda, brinquedos, literatura e antiguidades e 10 para gastronomia. As inscrições devem ser feitas exclusivamente em https://www.santos.sp.gov.br/?q=institucional/editais-feiras-e-eventos, até domingo (16). Cada interessado (pessoa física ou jurídica) poderá enviar apenas uma solicitação, utilizando CPF ou CNPJ.
VAGAS
O edital estabelece vagas distribuídas por áreas da economia criativa, com prioridade para produtos autorais e sustentáveis.
Entre os segmentos contemplados estão ambientes, aromas, beleza e estética, terrários, temperos, velas, incensos e cosméticos naturais feitos artesanalmente; artes visuais; artesanato, suvenires e variedades; moda autoral; acessórios; brinquedos educativos; livros, discos, antiguidades e moda pet e gastronomia.
O edital também assegura reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 5% para mulheres vítimas de violência doméstica, seguindo critérios de autodeclaração e validação previstos no documento.
SORTEIO
Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas por categoria, será realizado um sorteio ao vivo, transmitido pelo Instagram oficial do programa Feito em Santos (https://www.instagram.com/feito.emsantos), a partir das 11h de 18 de novembro.
Os contemplados terão seus nomes publicados no Diário Oficial, assim como a lista de espera, que será acionada em caso de desistências ou impedimentos.
REGRAS
Segundo o edital, o funcionamento dos estandes será obrigatório, vedando arrendamento, terceirização ou cessão das unidades de exposição. Todos os expositores devem cumprir normas de organização, higiene e apresentação, além de utilizar credencial visível.
No caso da gastronomia, será exigido cumprimento de todas as normas sanitárias, incluindo uso de avental, touca e luvas. Não será permitida a venda de bebidas alcoólicas.