Programação do Novembro Azul em Santos inclui Dia D e simpósio inédito
Aos homens com 45 anos ou mais, será incluído no exame de sangue a contagem de PSA
13/11/2025 - quinta às 14h59A Campanha Novembro Azul, de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, terá o seu Dia D em Santos em 29 de novembro, com cinco policlínicas abertas, das 9h às 15h30, e um posto itinerante no Novo Quebra-Mar, das 9h às 15h, com ações de saúde e conscientização.
No dia 26, das 13h30 às 16h30, a Secretaria de Saúde promove o 1º Simpósio de Saúde do Homem, voltado a profissionais de saúde e também a qualquer interessado, cujas inscrições gratuitas estão abertas em https://escoladasaude.vercel.app/.
DIA D
No Dia D (um sábado), cinco policlínicas estarão abertas para solicitação de check up anual: Alemoa/Chico de Paula (R. Afonsina Proost de Souza s/nº), Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº), São Bento (Rua das Pedras s/nº), Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115) e Embaré (Praça Cel. Fernando Prestes s/nº).
Excepcionalmente nesta data, serão atendidos pacientes de outras unidades. A todos os interessados, será solicitado exame de sangue laboratorial contendo hemograma completo com plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina, contagem de enzimas no fígado, contagem hormonal da glândula tireoide e glicemia.
Aos homens com 45 anos ou mais, será incluído no exame de sangue a contagem de PSA, que é o antígeno específico da próstata, que pode indicar um câncer quando apresenta resultado alterado. Havendo qualquer alteração no laudo, o paciente será encaminhado ao urologista para exames complementares.
A coleta laboratorial poderá ser agendada no Dia D para outro data ou feita na hora, caso a pessoa esteja com o preparo em dia: jejum mínimo de oito horas, 48 horas sem relações sexuais, sem atividades físicas intensas e sem andar de bicicleta ou moto.
NOVO QUEBRA-MAR
Já no posto itinerante do Novo Quebra-Mar, a programação está recheada de atrações para toda a família. Serão oferecidos aferição de pressão arterial e glicemia; auriculoterapia; testes rápidos para HIV e hepatites B e C; distribuição de preservativos e folders sobre saúde masculina, orientação nutricional sobre hábitos saudáveis e atividade física.
E ainda: yoga, às 10h; ba duan jin (exercícios da medicina tradicional chinesa), às 11 e 14h; bateroteropia (prática que combina bateria, fisioterapia e terapia), às 11h30 e 13h30.
Simpósio é realizado na Cidade pela primeira vez
Pela primeira vez, Santos realiza o Simpósio da Saúde do Homem, que visa discutir e promover a saúde abordando temas como prevenção de doenças prevalentes, bem-estar físico e mental, importância do autocuidado e o direito de acesso à saúde.
O encontro será no auditório do Campus II do Centro Universitário Lusíada (Rua Oswaldo Cruz, 179 – Boqueirão), que cedeu o espaço.
PROGRAMAÇÃO
13h30 às 13h45 • Abertura do Simpósio
13h45 às 14h15 • Saúde Sexual do Homem
Igor Bovi Morais Carvalho - urologista
A Saúde sexual do homem é um aspecto fundamental do bem-estar geral, abrangendo tanto a saúde física quanto a emocional e psicológica. Cuidar da saúde sexual envolve a prevenção e o tratamento de disfunções. A conscientização e a educação sexual são essenciais para promover uma cultura de bem-estar e responsabilidade.
14h15 às 14h45 • Cuidados Paliativos: Uma abordagem integral à Saúde do Homem
Nieves Lago Gonzalez - cardiologista e nutróloga
Cuidados Paliativos como abordagem de saúde que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam problemas associados a doenças ameaçadoras da vida. Essa abordagem se concentra no alívio da dor e de outros sintomas, além de oferecer suporte psicológico, social e espiritual. A condição e o acesso facilitado aos cuidados paliativos são cruciais para todos os homens que recebam o suporte de que precisam para enfrentar os desafios da doença com dignidade e conforto.
14h45 as 15h00 • Coffee Break
15h00 às 15h30 • Direitos do Homem, do Idoso e o Acesso à Saúde.
Dra Carolina Doth Maurício - advogada
Os direitos do homem, do idoso e o acesso à saúde são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa. Garantir que todos os indivíduos, independentemente de sua idade ou condição social, tenham acesso a serviços de saúde de qualidade é um imperativo ético. Ao implementar políticas e estratégias eficazes, podemos promover a saúde e o bem-estar de todos, construindo um futuro mais justo e saudável para as gerações presentes e futuras.
15h30 às 16h00 • Saúde do Homem: Desafios e fatores de riscos relacionados ao homem em situação de vulnerabilidade.
Aparecido Oliveira da Silva Júnior - enfermeiro e chefe do Consultório na Rua de Santos
A situação de vulnerabilidade na saúde masculina é um problema complexo e multifacetado, influenciado por diversos fatores sociais, econômicos e individuais. Desafios e fatores de riscos em vulnerabilidade de homens em situação de rua, e probabilidade de sofrer problemas de saúde física e mental, como doenças crônicas, transtornos mentais, dependência química e traumas.
16h00 às 16h30 • Dinâmica Interativa: Saúde do Homem
Lygia Santiago Santana - assistente social
Renata Brancalhão de Oliveira- psicóloga
16h30 • Encerramento