Santos recebe vereadores da cidade japonesa de Yokohama e propõe irmanação
Santos já mantém parcerias consolidadas com as cidades japonesas de Shimonoseki e Nagasaki, firmadas em 1971 e 1972, respectivamente, reforçando uma tradição de cooperação com o Japão.
13/11/2025 - quinta às 09h00Em mais um passo para fortalecer as relações internacionais e culturais com o Japão, Santos recebeu, na tarde de terça-feira (11), uma comitiva de seis vereadores da cidade de Yokohama e a diretora da ONG Brasil Solidário Yokohama, no Palácio José Bonifácio, no Centro Histórico.
Durante a reunião, foi apresentada a intenção de estreitar os laços entre os dois municípios, além do interesse em conhecer e trocar experiências em temas como sustentabilidade urbana, gestão portuária, cultura e esporte áreas que também são prioridade em Yokohama, a segunda maior cidade do Japão.
"Temos uma relação muito importante com o Japão, porque foi aqui que chegaram os primeiros imigrantes, em 1908. A cultura japonesa para nós é muito importante, ela forma a cultura de Santos e a cultura brasileira em vários setores", afirmou o prefeito Rogério Santos.
"Aqui em Santos, temos instituições japonesas importantes, entre elas a Associação Japonesa, e também representantes que fortalecem essa ligação. Yokohama tem muitas semelhanças com Santos é portuária, teve a primeira ferrovia do Japão, assim como Santos teve a primeira ferrovia do Estado de São Paulo. Há uma identidade histórica e cultural que nos aproxima", completou o prefeito.
Santos já mantém parcerias consolidadas com as cidades japonesas de Shimonoseki e Nagasaki, firmadas em 1971 e 1972, respectivamente, reforçando uma tradição de cooperação com o Japão.
AFINIDADES
O vereador Yokomaya Masato, integrante da comitiva, destacou a afinidade entre os municípios e o desejo de aprofundar as relações institucionais e culturais. "Muitos navios vieram de Yokohama para Santos. Sentimos muita proximidade entre as duas cidades. Quando fui presidente da Câmara de Yokohama, criamos uma associação para estabelecer laços com as Américas, e queremos fortalecer essa construção".
O parlamentar também mencionou a Green Expo 2027, mostra internacional que será sediada em Yokohama entre março e setembro, voltada à horticultura e aos desafios ambientais das mudanças climáticas. "É uma grande oportunidade de diálogo com o Brasil. O tema ambiental também preocupa Santos, que tem enfrentado fortes chuvas, como foi apresentado pelo prefeito durante o encontro".
Ele ainda reforçou o desejo de promover intercâmbio entre os cidadãos de Santos e Yokohama, lembrando a criação da Associação Brasil Solidário, em 2018, como iniciativa voltada a fortalecer esse vínculo.
SALA PRINCESA ISABEL
Após a troca de presentes entre as delegações — na qual os vereadores de Yokohama entregaram ao prefeito um azulejo estilizado com arte japonesa —, Rogério Santos apresentou à comitiva a Sala Princesa Isabel e o espaço anexo que guarda presentes de outras nações, entre eles uma armadura de samurai, oferecida pela cidade de Nagasaki.
Ao final da visita, a comitiva seguiu para conhecer a Câmara Municipal e a Associação Japonesa de Santos. Na quarta-feira (12), o grupo tem programadas visitas ao Novo Quebra-Mar (José Menino) e ao Parque Valongo (Centro Histórico).