Prefeitura de Santos pretende armar toda GCM até dezembro de 2026
A meta foi anunciada ontem pelo secretário municipal de Segurança, Flávio de Brito Júnior
12/11/2025 - quarta às 03h00Objetivo traçado
O coronel reformado da Polícia Militar (PM) e secretário de Segurança de Santos, Flávio de Brito Júnior, afirmou ontem que a meta da pasta é armar todos os guardas civis municipais (GCMs) até dezembro de 2026. O anúncio foi feito durante visita à Câmara. Dos atuais 454 integrantes da corporação, 153 já utilizam pistolas em serviço.
Compras programadas
Segundo o representante do Executivo, está em andamento o processo para a compra de mais 70 armas. Desse total, 50 estão aguardando a liberação do Exército, enquanto outras 20 serão adquiridas por meio de uma emenda parlamentar da ex-deputada federal e PM reformada Kátia Sastre (PL), assim que os recursos forem liberados. O custo médio para formação e aquisição de armas e munições para cada GCM é de R$ 7,5 mil.
Passando o chapéu
Para atingir a meta de armar toda a GCM até o final do próximo ano, Brito estima que será necessário um investimento de R$ 2,610 milhões, valor que contempla o armamento, munições de treinamento e munições de uso real para 348 integrantes da corporação, número que inclui 100 homens e mulheres aprovados em concurso. A convocação desse grupo está prevista para o início do próximo ano.
Protesto silencioso
Na manhã de ontem, quem passou pelo edifício Fuschini Miranda Premium Office, localizado na esquina da Avenida Ana Costa com a Rua Joaquim Távora, no bairro Campo Grande, em Santos, observou que a calçada estava pichada com pegadas e com os seguintes dizeres escritos com tinta vermelha: "Rosana Valle apoia a (sic) PDL da Pedofilia", "criança não é mãe" e "sangue das 12 mil crianças obrigadas a parir". O escritório político da parlamentar está instalado no edifício.
Proposta polêmica
Presidente do PL Mulher em São Paulo, Rosana Valle e outros 316 parlamentares, incluindo os dois outros representantes da Baixada Santista no Congresso Nacional — Delegado da Cunha (PP) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) —, foram favoráveis ao projeto de decreto legislativo (PDL) que sustou a decisão do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre acesso de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual ao aborto. A votação ocorreu no último dia 5. Agora, o texto será apreciado pelo Senado.
Caso de polícia
A assessoria da parlamentar informou que foi registrado ontem um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Município, com o pedido de investigação para que os autores dessa pichação sejam identificados e punidos pela Justiça. A deputada justificou que a resolução "dificultava investigações e, com isso, poderia livrar estupradores e pedófilos de responderem pelos seus crimes perante à lei. As notificações de casos como estes são fundamentais para a adoção de políticas públicas em proteção às crianças e adolescentes e evitar, assim, estupros de vulneráveis".
Vítima da extrema esquerda
No final da tarde, a deputada mencionou que política não se faz com ameaças e intimações e divulgou um vídeo nas redes sociais para classificar o ato de ontem como exemplo da "tolerância da extrema esquerda, que fala tanto em democracia, mas ataca, de forma sórdida e suja, quem pensa diferente".
Saindo na frente
Conforme antecipado na coluna, o advogado André dos Reis Sergente anunciou ontem a saída do cargo de secretário geral da Câmara de Bertioga, pois aceitou o convite do prefeito Marcelo Vilares (União) para assumir o comando da pasta de Governo e Gestão Institucional. Ele substitui o arquiteto e urbanista Gustavo Melo.
Legado positivo
Sergente trabalha no Legislativo municipal desde janeiro de 2005. No discurso de despedida, fez um agradecimento especial aos vereadores e aos demais servidores da Casa de Leis, sendo aplaudido de pé. Durante a explanação, destacou algumas ações positivas do Parlamento, como a implantação do projeto Câmara Sem Papel, a instalação da Escola do Legislativo, a realização de concurso público e a criação do programa Vereador Mirim. A Secretaria Geral da Câmara ficará nas mãos de Sidnei Lourenço Silva Júnior.
Nova responsabilidade
O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude de Itanhaém, Caíque Alves, é o novo responsável pela Câmara Técnica de Juventude do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). Ele foi indicado ontem para exercer essa função pelo superintendente da instituição, Fábio Bruniera, durante a primeira reunião desse colegiado.
Agenda cheia
Alves também participou ontem do Fórum Regional da Juventude da Região do Vale do Ribeira e Baixada Santista, evento do Governo do Estado, realizado em Iguape. Ambas atividades contaram com a participação do coordenador estadual da Juventude e presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juliano Borges.