Cubatão também participa de painel internacional sobre transição justa e sustentabilidade na COP 30
Secretário Cleiton Jordão representou o município em debate que reuniu lideranças de diferentes países no Pavilhão Francofonia
11/11/2025 - terça às 11h37O município de Cubatão marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém do Pará, nesta segunda-feira (10). A cidade participou do side event "Acelerar uma transição justa nos territórios: perspectivas Norte–Sul", realizado no Pavilhão Francofonia (países que usam a língua francesa). O encontro foi resultado de mais de um ano de preparação e diálogo entre territórios francófonos, jovens, redes e especialistas de todo o mundo, com o objetivo de debater caminhos concretos para promover uma transição energética e climática justa, colaborativa e centrada nas pessoas.
Entre os destaques do painel, o prefeito de Saint-Ouen (França), Karim Bouamrane, apresentou o papel das cidades francófonas na mobilização pela justiça climática. Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal de Cubatão, Cleiton Jordão Santos, compartilhou a experiência do município como exemplo inspirador de transição industrial e ambiental.
Antes conhecida como um dos locais mais poluídos do mundo, Cubatão tornou-se referência internacional em políticas de recuperação ambiental e sustentabilidade industrial – um caso emblemático de transformação socioeconômica e ecológica. A participação do Município reforçou o protagonismo das cidades brasileiras na agenda global da transição energética, valorizando iniciativas locais que unem sustentabilidade, inclusão social e competitividade econômica. O evento contou ainda com representantes de governos locais, organizações da sociedade civil, juventudes e setor privado, que apresentaram perspectivas complementares sobre mobilização social, financiamento climático, inovação e direitos ambientais.
"Estamos nos conectando com outros países e autoridades internacionais para discutir temas fundamentais, como mudanças climáticas, segurança climática e sustentabilidade. Essa troca é essencial para que Cubatão amplie seu papel nas agendas globais e fortaleça suas políticas locais", destacou o secretário Cleiton Jordão Santos. A COP 30 é uma oportunidade de criar novas conexões e parcerias internacionais, buscando soluções conjuntas para os desafios ambientais que enfrentamos. Hoje, o mundo vive situações de grave escassez de água e, por isso, o debate sobre a gestão dos recursos naturais se torna ainda mais urgente — e Cubatão está no centro dessas discussões", reforçou o secretário.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essa iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação dos seguintes objetivos: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação; ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial; e ODS 19 – Arte, Cultura e Comunicação.