Paulo Alexandre Barbosa vistoria nova base do Samu e reforça parceria com a Fundação Lusíada
A nova base do SAMU servirá, também, como campo de estágio para estudantes da própria Fundação Lusíada
11/11/2025 - terça às 09h00A obra da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, foi vistoriada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa na manhã desta segunda-feira (10). Com entrega prevista para este mês, o equipamento ficará no mesmo prédio da base do SAMU da Encruzilhada, mas agora contando com estrutura completamente revitalizada.
Construída em parceria com a Fundação Lusíada, a nova base do SAMU servirá, também, como campo de estágio para estudantes da própria instituição.
"É muito importante não só para a coletividade, como também para os nossos alunos da faculdade de medicina", afirmou o atual presidente da Fundação Lusíada, Mauro César Dinato.
Com boa parte da revitalização já concluída, a nova base do SAMU tem previsão de entrega para até o fim do mês de novembro. De acordo com os profissionais que atuarão no local, a nova estrutura é considerada um importante avanço para a saúde e também para aperfeiçoar a operação do serviço em Santos.
"Só tenho a agradecer muito à Lusíada porque é uma fundação que, primeiro, é referência em termos de educação, de formação, desde que eu era jovem. A Lusíada sempre foi uma faculdade, uma universidade desejável e ela cumpre não só o papel da formação, mas o papel da extensão e das parcerias", afirmou o prefeito Rogério Santos.
"Se a gente fosse contar a história recente, da época que o Paulo era prefeito, os desafios que a gente teve de qualificar a saúde. Naquele momento nós construímos três UPAs, 14 policlínicas e o Ambesp, de muita qualidade, que hoje é referência. Tudo a gente está construindo em conjunto. Então, só agradecer ao grupo, à Fundação, ao seu olhar especial com a cidade de Santos e sempre lembrar o quanto a Fundação foi importante no pior momento da humanidade que vivemos há pouco tempo atrás, que foi a pandemia", concluiu.
A base revitalizada do SAMU deverá facilitar o deslocamento das equipes que atuam, também, em atendimentos na Zona Noroeste, nos morros e também na região central, além da orla, por ter rápido acesso à Avenida Perimetral.
O equipamento poderá receber até 30 funcionários por dia e o novo prédio abrigará o Núcleo de Educação Permanente (NEP SAMU), com sala multiuso equipada para treinamentos.
"É uma parceria muito consistente que a gente tem na cidade de Santos com a Fundação Lusíada e se Santos tem esses indicadores de saúde, tem avanços significativos na saúde, deve-se muito à essa parceria com a Fundação Lusíada. Eu diria que a Fundação Lusíada é a maior parceira da saúde, não só de Santos, mas de toda a Baixada Santista. Não há entidade, não há organização que faz tantos investimentos relevantes como a Fundação Lusíada", explicou o deputado Paulo Alexandre Barbosa.
A nova base do SAMU também reduz a exposição pública e os riscos de depredação das ambulâncias, além de melhorar a logística e o tempo de resposta.
"Nossos funcionários vão ter um ambiente melhor, mais confortável, mais humanizado, para que possam fazer o seu trabalho, que é essencial: o de salvar vidas todos os dias. Então, estão de parabéns o doutor Mauro, a Fundação, por essa parceria, agradecer em nome da cidade. Tive a honra de iniciar esse ciclo de parcerias com a Fundação, o prefeito tem ampliado e é dessa forma que a gente avança e com certeza vai vir muito mais aí", finalizou Paulo Alexandre.