SHOPEE

Ministério do Empreendedorismo e Shopee firmam parceria para impulsionar a digitalização de pequenos

Como parte da colaboração, também está prevista a amplificação da visibilidade de programas governamentais da pasta entre os empreendedores da plataforma

06/11/2025 - quinta às 15h00
Parcerias como essa aproximam o governo de quem empreende e transformam tecnologia em oportunidade", destacou o ministro Márcio França. - Divulgação

Ministério do Empreendedorismo (MEMP) e a Shopee assinaram um protocolo de intenções para fortalecer e digitalizar o empreendedorismo brasileiro. A parceria marca um novo passo na integração entre o setor público e o ecossistema digital privado, com foco em ampliar o acesso de micro e pequenas empresas ao comércio digital, impulsionando a geração de renda, inovação e competitividade no país. A assinatura ocorreu no novo Centro de Distribuição da Shopee em São Bernardo do Campo (SP)  um dos maiores hubs logísticos da empresa no Brasil, com capacidade de processamento de até 3,8 milhões de pacotes por dia.

Por meio do acordo, MEMP e Shopee vão atuar em conjunto para acelerar o desenvolvimento e digitalização de polos econômicos regionais, com projetos de capacitação, inclusão produtiva e apoio à indústria local. A iniciativa pretende expandir as oportunidades de mercado para empreendedores de todas as regiões do Brasil, conectando pequenos negócios ao ambiente digital e promovendo o uso de ferramentas tecnológicas para ampliar vendas e fortalecer marcas locais.

Como parte da colaboração, também está prevista a amplificação da visibilidade de programas governamentais do Ministério, como o Acredita e o MEI Conta com a Gente, entre os empreendedores da plataforma, expandindo o alcance das políticas públicas.

A parceria reforça o compromisso do MEMP com o crescimento sustentável e inclusivo dos pequenos negócios e da Shopee como aliada do empreendedor brasileiro e do desenvolvimento econômico local. Atualmente, o marketplace oferece oportunidade de renda a mais de 8 milhões de brasileiros, entre vendedores, afiliados, motoristas parceiros e Agências Shopee. Os lojistas nacionais são responsáveis por mais de 90% das vendas na plataforma. Além disso, mais de 650 mil empreendedores já foram capacitados por suas iniciativas educacionais. Para muitos deles, a Shopee foi a porta de entrada no comércio digital: 30% venderam online pela primeira vez e mais de 50% têm hoje na plataforma sua principal fonte de faturamento.

“Digitalizar os pequenos negócios é abrir novas portas para o desenvolvimento regional, para o emprego e para o futuro da economia brasileira. Parcerias como essa aproximam o governo de quem empreende e transformam tecnologia em oportunidade”, destacou o ministro Márcio França.

“O compromisso da Shopee é com o ecossistema local. A parceria com o MEMP reforça o que já vemos todos os dias na prática: a imensa força do empreendedor brasileiro. Juntos, vamos acelerar a digitalização de pequenas e médias empresas, usando nossa plataforma para democratizar o acesso ao mercado, e fazer com que mais pessoas possam prosperar na economia digital", afirmou Luciana Hachmann, Head de Relações Governamentais da Shope