CULTURA

Museu da Imagem e do Som de Santos abriga a exposição Corpo Território uma poética no manguezal

A exposição será apresentada junto à mostra Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação

05/11/2025 - quarta às 10h04

As artistas Célia Faustino e Estela Vajda apresentam no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) a exposição Corpo Território – uma poética no manguezal. A abertura será realizada na quarta-feira (5), às 19h. 

A mostra investiga o encontro entre o corpo humano e o corpo do território, propondo uma reflexão sensível sobre pertencimento, resistência e transformação. Com fotografias de Biga Appes e montagem de Bia Poulain, o trabalho traduz a experiência de artistas que atravessam o manguezal e se deixam atravessar por ele.

Vestidas de vermelho — cor que homenageia o pássaro e o território em risco — as artistas Célia Faustino e Estela Vajda reencenam o gesto da vida que insiste em permanecer. A exposição é também um chamado: não há corpo isolado, não há arte sem ambiente, não há futuro sem escuta e troca.

DIÁLOGO

A exposição será apresentada junto à mostra Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação, criando um diálogo entre diferentes olhares sobre a Cidade, o ambiente e o corpo.  O projeto foi contemplado pelo 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes (Facult 11) – , promovido pela Secretaria de Cultura (Secult).

A mostra poderá ser visitada até 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. O Miss fica na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. A entrada é franca.