Curtas produzidos por alunos de escolas públicas no Querô na Escola estão em campanha
Ao todo, 20 curtas foram produzidos em 2025, todos por alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão. Vencedores serão conhecidos na Sessão de Estreia do projeto, dias 11 e 12/nov, no Cine Roxy
04/11/2025 - terça às 08h26Chegou a hora de assistir os 20 curtas produzidos no Querô na Escola 2025! Com idealização do Instituto Querô, o projeto foi realizado com alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão. Todos os curtas já estão disponíveis no Instagram (@institutoquero) e YouTube (/institutoquero) da Instituição, e o mais visto de cada cidade levará o prêmio de Curtinha Mais Visto do Querô na Escola 2025!
Os vencedores serão premiados na Sessão de Estreia do Projeto, que este ano acontece em duas datas: 11/nov para os alunos de Santos, às 14h, no Cine Roxy do Gonzaga (Santos/SP), e 12/nov para os alunos de Cubatão, às 15h, no Cine Roxy do Parque Anilinas (Cubatão/SP), com a presença dos alunos, educadores e gestores das escolas públicas participantes. Ambas as sessões terão medidas de acessibilidade. Os espectadores devem baixar o aplicativo de sincronização M LOAD.
Com patrocínio master da Brasil Terminal Portuário e CMOC Brasil, patrocínio do banco BV, TK Elevadores, Petrocoque, Bandeirantes Deicmar e Autoridade Portuária de Santos e apoio das Prefeituras de Santos e Cubatão, este ano o projeto sensibilizou cerca de 1400 alunos das redes públicas de ensino das duas cidades, em 289 horas de atividades.
Os encontros aconteceram de abril a setembro, passando por 20 escolas públicas da região, sendo 10 de Santos e 10 de Cubatão. "Para nós do Querô, é motivador ver a dedicação dos alunos e como eles se apropriam do audiovisual para contar suas histórias, mostrando como a sétima arte pode ser uma forte aliada à educação", comenta Luan Maciel, produtor do Querô na Escola.
Com mais estes 20 filmes, o projeto soma 314 curtas produzidos e cerca de 13 mil alunos sensibilizados em 15 anos de realização. Mais informações no site institutoquero.org/queronaescola
Sobre o QUERÔ – Instituição sem fins lucrativos de Santos/SP, que há 19 anos busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio do audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social.
Pelo QUERÔ NA ESCOLA, oferece a alunos de escolas públicas uma experimentação no audiovisual. Dividido em 3 encontros - Sensibilização, Roteiro e Filmagem – no Projeto os alunos produzem curtas de até 3 minutos, com temas sociais e do universo escolar, buscando estimular a conexão entre a escola, o bairro e a comunidade. Também é a primeira experiência no mundo do trabalho para capacitados nas Oficinas Querô, que se tornam arte-educadores.
Após lançados, os filmes produzidos no Querô ficam disponíveis publicamente na QUERÔ PLAY (institutoquero.org/queroplay), com a intenção de democratizar o acesso ao audiovisual, incentivando o público a utilizar o audiovisual em salas de aula e espaços culturais, possibilitando conexões com públicos de outras regiões do país.