EMPREENDEDORISMO

Contrata+Brasil conquista três prêmios e coloca o Brasil entre as referências globais

A iniciativa  coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e com participação estratégica do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte  reforça o compromisso do governo

03/11/2025 - segunda às 18h00
O grande destaque veio da Holanda, onde o programa conquistou o 3º lugar na categoria Global de Compras Públicas Sustentáveis do Procura+ Awards 2025, - Divulgação

Contrata+Brasil, plataforma digital do governo federal criada para facilitar o acesso de microempreendedores e pequenos negócios às compras públicas, foi reconhecido em três premiações nacionais e internacionais que celebram a inovação e a modernização do serviço público. A iniciativa  coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e com participação estratégica do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP)  reforça o compromisso do governo em gerar oportunidades reais para quem empreende e fortalecer a economia local por meio das contratações governamentais.

O grande destaque veio da Holanda, onde o programa conquistou o 3º lugar na categoria Global de Compras Públicas Sustentáveis do Procura+ Awards 2025, uma das mais prestigiadas premiações internacionais dedicadas à inovação no setor público. É a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio da competição, que reúne projetos de mais de 40 países, reconhecendo o Contrata+Brasil como uma ferramenta que alia tecnologia, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, o programa também foi vencedor do Prêmio Gov.Digital 2025, na categoria “Inclusão e Serviços ao Cidadão”, e destaque no ColaboraGov 2025, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo impacto na simplificação das contratações públicas e na abertura de novos caminhos para empreendedores participarem do mercado governamental.

O Contrata+Brasil é resultado da cooperação entre o MGI, o MEMP, a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae, o Serpro e a Prefeitura do Recife. Juntos, esses parceiros constroem uma política pública que reduz barreiras, democratiza o acesso às compras do Estado e transforma o empreendedorismo em motor de desenvolvimento.

Ministério do Empreendedorismo