Paulo Alexandre visita obra do Parque Valongo e anuncia entrega da fase 3 para até junho de 2026
De acordo com o parlamentar, o crescimento da área de lazer do Parque Valongo deverá gerar mais espaço para apresentações como shows
27/10/2025 - segunda às 12h00O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa visitou, durante a manhã desta sexta-feira (24), as obras do Parque Valongo, em Santos, no litoral de São Paulo, e anunciou que a Fase 3 das obras no local será finalizada no ano que vem. De acordo com o parlamentar, o público poderá desfrutar do espaço já durante o primeiro semestre de 2026.
Além da data, garantida pelas equipes que acompanham de perto as obras no local, Paulo Alexandre também afirmou que a área de lazer do equipamento deverá crescer em 50% após a conclusão das intervenções no espaço em Santos, no litoral de São Paulo.
De acordo com o parlamentar, o crescimento da área de lazer do Parque Valongo deverá gerar mais espaço para atividades de lazer, apresentações artísticas, culturais, além de contar com mais infraestrutura para sediar eventos diversos.
"A gente tem toda a estrutura metálica que está sendo feita, cobertura que será feita, pele de vidro, tudo em produção e nós vamos, com essa etapa aqui, dobrar a capacidade do parque pra receber mais gente, mais eventos, disponibilizar uma estrutura cada vez melhor. A Casa de Pedra também será revitalizada, vamos ter um espaço muito interessante pra atrair cada vez mais pessoas pro Centro, recuperar o Valongo e trazer também os turistas", afirmou o deputado.
Paulo Alexandre também afirmou que a transferência do Terminal Marítimo de Passageiros para a área logo ao lado do Parque Valongo complementará a obra do equipamento. Com esta mudança, turistas que chegarem ao litoral paulista já terão visão da mais nova área de entretenimento da Baixada Santista assim que desembarcarem na região.
"A cereja do bolo será o nosso futuro Terminal de Passageiros que vai ficar aqui coladinho no Parque Valongo".
Durante a visita, o deputado foi informado que as obras seguem dentro do cronograma e os moradores da região, além dos turistas, já poderão desfrutar de todo o novo espaço propiciado pela Fase 3 até o fim do primeiro semestre de 2026.
"Vamos cobrar pra que possa acontecer e que a gente possa usar esse parque, que é um patrimônio da cidade e da Baixada Santista", finalizou Paulo Alexandre.
Parceria
A terceira fase é um investimento aproximado de R$ 17 milhões, parte do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado entre o Município e a Brasil Terminal Portuários (BTP), por intermédio da Autoridade Portuária de Santos (APS).
O Trimmc é uma inovação santista, criada por Barbosa, e que se tornou referência na gestão pública em todo Brasil, com as contrapartidas exigidas das grandes empresas ao realizar grandes obras na Cidade. Trata-se de um documento relacionando as medidas mitigadoras (para amenizar impactos) e compensatórias que serão obrigatoriamente executadas pelo proprietário de um empreendimento ou pelo responsável legal por uma atividade a ser exercida, acompanhado do prazo para sua implantação.