Vem aí 4ª Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar em Santos; confira programação
Ao todo, são 10 horas de programação gratuita entre apresentações, ações formativas e de discussão que percorrem os bairros do Boqueirão, Vila Nova e Macuco entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro
27/10/2025 - segunda às 09h00O circo encontra a praia de Santos neste próximo feriado durante o 4º Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar - uma celebração que ressalta a expressão artística em prol do diálogo, diversidade e acesso à cultura. Ao todo, são 10 horas de programação gratuita entre apresentações, ações formativas e de discussão que percorrem os bairros do Boqueirão, Vila Nova e Macuco entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro.
Vale ressaltar que a iniciativa estimula o alcance da igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A abertura será em plena Concha Acústica, na sexta-feira (31), às 19h30, seguida do espetáculo 'Cabaré à Beira Mar', em que, diante de uma mestra de cerimônia Shey Lona, artistas LGBTQIAPN+ e mulheres cis da Baixada Santista apresentam cinco números circenses. No dia seguinte, das 9 às 17 horas, será realizado o Seminário 'O Circo em Rede', na Casa das Culturas (Rua Sete de Setembro, 49).
"Neste encontro, pretendemos traçar um panorama do segmento na região, como um retrato coletivo da cena circense e construindo um ambiente artístico e social mais respeitoso, inclusive oferecendo uma formação de letramento de gênero", destaca Ludmilla Corrêa, membro da Praiaces - Movimento de Palhaçaria Feminista pela Diversidade da Baixada Santista, que idealiza e realiza o evento junto desde a primeira edição.
Enquanto, pela manhã, haverá o credenciamento (9 horas), e um painel em que os artistas debaterão suas trajetórias e conexões, além de uma rodada de troca de portifólio a fim de colaborar no mapeamento do segmento (10 horas), a partir das 14 horas, haverá uma ação formativa de Letramento LGBTQIAPN+, facilitada por Flavi Lima.
Já no domingo, às 18 horas, a Tescom (Av. Rodrigues Alves, 195, Macuco), recebe o espetáculo 'Tarântula Transita', em que a atriz Vulcânica Pokaropa adota tons lúdicos, em meio ao malabares, mágica e manipulação de bonecos, enquanto denúncia de uma operação da ditadura militar contra pessoas trans e travestis no Brasil
O 4º Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar, realizado por Praiaces - Movimento de Palhaçaria Feminista pela Diversidade da Baixada Santista, pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos e Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura, através de emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza.