TEMPORADA DE VERÃO

Operação Verão 2025/26 vai até depois do Carnaval na Baixada Santista

Reforço ocorre entre 15 de novembro e 20 de fevereiro, com 364 policiais em São Vicente; anúncio foi feito nesta quarta (22), em reunião do Condesb

23/10/2025 - quinta às 18h00

A Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou o envio de 364 policiais para São Vicente durante a Operação Verão 2025/26 com uma novidade: o reforço policial irá até depois do Carnaval, de 15 de novembro a 20 de fevereiro, atendendo a um pedido dos prefeitos da região. O anúncio foi feito pelo coronel Nery, comandante do CPI-6, durante a 260ª Reunião Ordinária do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), realizada na manhã desta quarta-feira (22), no Rocket Sea Clube, no bairro Japuí.


A medida também contempla uma frota de 38 viaturas para reforçar as ações de segurança no período de maior movimento na Cidade, principalmente nas praias.


Os policiais atuarão, especialmente, no patrulhamento de grandes eventos, como Natal, Réveillon e Carnaval. Em paralelo, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificará o patrulhamento, com apoio do sistema de monitoramento por câmeras do Município.


O prefeito Kayo Amado ressaltou o apoio do Governo do Estado na extensão do período da operação 2025/26. "Essa era uma demanda importante aue os prefeitos da região vinham batendo na tecla, pois nossas cidades recebem um alto número de turistas durante todo o período de calor, indo até depois do Carnaval. Agradecemos ao Coronel Nery, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e ao governador Tarcísio de Freitas por sempre apoiarem nossas causas. Essa é uma medida fundamental para que o turista e o nosso morador possam curtir as praias e nossas belezas naturais em paz, com a família e os amigos".


"Teremos um aumento de 10% no efetivo da região com a chegada de 2.643 policiais. Nossa expectativa é, com mais profissionais nas ruas, ampliar nossa rede de monitoramento para proporcionar mais segurança ao cidadão", detalhou o Coronel Nery.


Durante o encontro, o prefeito também detalhou o andamento das tratativas para integração das Guardas Civis Municipais da Região, com o objetivo de regionalizar ações por meio de capacitações compartilhadas, operações conjuntas e novos investimentos. Os municípios preencherão um formulário de diagnóstico, que servirá de base para a elaboração conjunta de uma minuta definindo as prioridades das cidades nesse plano de integração.