São Vicente recebe exposição gratuita sobre releitura das obras de Ariano Suassuna neste sábado
Em sua mostra, Nice reúne 12 ilustrações digitais com tecidos e linhas, em uma proposta que traz o diálogo entre o fazer manual ancestral, o grandioso do sertão, a volta às raízes brasileiras e a tecnologia de nossos dias
23/10/2025 - quinta às 15h00O Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro - Centro) será palco, neste sábado (25), de uma imersão no universo do multiartista Ariano Suassuna. A partir das 14h, o público poderá conferir gratuitamente a exposição "Arianices", da ilustradora Nice Lopes, que apresenta uma livre releitura da obra e do imaginário do criador do Movimento Armorial.
Em sua mostra, Nice reúne 12 ilustrações digitais com tecidos e linhas, em uma proposta que traz o diálogo entre o fazer manual ancestral, o grandioso do sertão, a volta às raízes brasileiras e a tecnologia de nossos dias. As ilustrações são impressas em tecido e penduradas em um varal como os livros de cordel. Um convite ao público para aguçar o olhar e descobrir a poesia impressa nas obras fantasiosas e surreais de Nice Lopes.
O Movimento Armorial foi um movimento artístico, fundado pelo multiartista Ariano Suassuna, em 1970, que visava criar uma arte erudita brasileira inspirada na cultura popular, especialmente a do Nordeste. O movimento buscou unir diversas expressões artísticas (literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, cinema, etc.) para valorizar as raízes culturais do país e criar uma arte com identidade nacional. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de São Vicente.
Sobre a artista - Nice Lopes desenha desde criança e construiu uma trajetória marcada pela criatividade e pela experimentação. É ilustradora, escritora, artista visual, publicitária e especialista em Literatura para Infância pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura A Casa Tombada (SP).
Autora de mais de 20 livros infantojuvenis ilustrados, ela estreou como escritora em 2016 com "Sebastião", lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em 2020, publicou o projeto "Vocabulário Poético das Pequenas Saudades", distribuído pelo programa Mesa Brasil (Sesc Santos).
Entre 2016 e 2020, Nice manteve o espaço cultural La Casita, em Santos, que funcionava como galeria independente e residência artística. O local recebeu exposições, oficinas, apresentações e encontros literários, sempre em um ambiente acolhedor e criativo.
A artista já participou de diversas exposições em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Cubatão, e realizou oficinas e workshops em instituições como o Sesc Pinheiros e o Senac Lapa.