ESPORTE

Escolinha pública de surfe de Santos é referência para cidade fluminense

Vice-prefeita de Saquarema (RJ), Raquel Oliveira e o presidente da ASAS, Marcelo Mourão, visitam unidade, para conhecer o projeto e buscar referências para implantar iniciativa semelhante no Rio de Janeiro

22/10/2025 - quarta às 17h00

A escolinha pública de surf adaptado de Santos, apoiada pela Blue Med Saúde, recebe, nesta terça-feira (21), a partir das 8h45, a visita da vice-prefeita de Saquarema (RJ), Raquel Oliveira, e do presidente da Associação de Surf Adaptado de Saquarema (ASAS), Marcelo Mourão. O encontro teve como objetivo conhecer de perto o modelo santista, trocar experiências e avaliar possibilidades de levar o projeto para o município fluminense.

Marcelo Mourão destacou a importância da visita e a parceria com o idealizador do projeto, Cisco Araña. "Ele sempre foi um grande amigo de Saquarema. Ele esteve lá, conheceu nosso trabalho e se encantou. Há um tempo, fez a doação de duas pranchas adaptadas. Agora estamos vindo aqui com uma vontade enorme de aprender, entender as demandas e avaliar a possibilidade de levar essa escola de surf adaptado para Saquarema", afirmou o dirigente.

Cisco celebrou a presença dos representantes fluminenses e destacou o potencial de expansão do modelo. "É gratificante ver o que o surf adaptado tem proporcionado em Santos: inclusão, autoestima e qualidade de vida. Se pudermos ajudar Saquarema a desenvolver algo semelhante, será uma conquista para todos nós. A ideia é multiplicar esse impacto positivo em outras praias do país", declarou.

O trabalho desenvolvido em Santos é considerado referência nacional, tanto pelo atendimento inclusivo quanto pela metodologia de ensino voltada à autonomia e à socialização de pessoas com deficiência. Em mais de 30 anos, a escolinha já atendeu mais de 50 mil pessoas.