DIVERSÃO

Carioca reúne entidades para discutir implantação da Avenida de Lazer em Cubatão

A ideia é colocar a primeira interdição em prática ainda em 2025

21/10/2025 - terça às 17h00

O vereador Carioca (PSDB) se reuniu na Câmara, com representantes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), da Secretaria Municipal de Turismo e da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) para discutir a implantação da Avenida de Lazer no município. A iniciativa, que prevê a interdição temporária de trechos da Avenida Nove de Abril para práticas culturais, esportivas e recreativas das 10h às 14h aos domingos, está prevista na Lei Municipal Nº 4.406, sancionada em setembro deste ano. 

Segundo Carioca, é necessário envolver todas as secretarias na ação, principalmente as de Cultura, Finanças e Saúde, pois se trata de uma alternativa ao divertimento do cubatense. "Nós temos, hoje, uma carência muito grande de lazer. Você tem o Píer do Casqueiro e, quando olha para o lado de cá, não tem nada", destacou o vereador. Além de providenciar brinquedos para as crianças, ele prevê iniciativas que beneficiem também os adultos em áreas importantes, como a saúde, promovendo, por exemplo, a aferição da pressão arterial. A expectativa é de que o fechamento da avenida também estimule o comércio, já que é esperado um grande fluxo de pessoas na região.


Rafael Lamberti, superintendente da CMT, afirmou que o ideal é realizar uma fase de testes, fechando apenas um lado da avenida, a princípio, para sentir a recepção do público. Foi pontuado que é necessário evitar transtornos ao trânsito do lado da via em que fica o supermercado Extra. "Eu acredito que, inicialmente, poderia fazer um lado da avenida, com um gradil [de proteção] em cima do canteiro. Se a gente tiver uma adesão muito grande, avança para a segunda faixa", afirmou o representante da CMT, ressaltando que o estacionamento de veículos ficará proibido durante as atividades.


Carioca concordou com Rafael e afirmou que um sistema de vigilância, em parceria com órgãos como a Guarda Civil Municipal (GCM), será necessário para a segurança das crianças que estarão brincando na via. O parlamentar ainda ressaltou a importância da fiscalização para coibir crimes durante a interdição, como o de clonagem de cartões.


Carioca também disse que se reunirá com o prefeito para discutir as opções. A CMT se comprometeu a apresentar, na próxima reunião um estudo considerando a interdição entre o Parque Anilinas e o Flórida Café. "Aí, nós já apresentamos por onde os ônibus vão passar, os pontos provisórios que terá ali atrás do Parque Anilinas", afirmou Rafael.