Mercado de facilities cresce com aumento da terceirização em condomínios
Na Baixada Santista, a Embraps amplia estrutura e treinamento para atender à demanda do setor de serviços terceirizados
19/10/2025 - domingo às 19h00O mercado de Facility Management, ou Facilities, movimenta mais de R$60 bilhões por ano e continua em expansão. É o que apontou a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management (ABRAFAC), em parceria com a Global FM e conduzida pela Frost & Sullivan, realizada em 2019. Caracterizada pela integração de serviços em organizações, infraestruturas e espaços, a "gestão de facilidades" é uma modalidade presente também em condomínios e prédios comerciais.
Em ambos os casos, empresas especializadas são contratadas para prestação de serviços como portaria, limpeza, recepção e síndico profissional. Em Santos, considerada a cidade mais vertical do país, segundo apuração do Censo Demográfico de 2022, do IBGE, onde 63% da população mora em edifícios, a modalidade também se mostra como uma tendência em crescimento.
O diretor da Embraps, maior referência no setor na região da Baixada Santista há quase 30 anos, Rodolfo Quaresma, apontou um crescimento de 9,73% na contratação de serviços por parte de condomínios, chegando a 361 clientes na região em 2025.
"Hoje, as pessoas já entendem que aderir aos serviços de facilities traz inúmeras vantagens operacionais e financeiras. Eles permitem delegar questões infraestruturais a um especialista, o que permite ao cliente voltar sua atenção ao seu ramo principal. Com isso, o mercado segue em ascensão, com muito potencial de crescimento em termos de quantidade e qualidade, impulsionado pela tecnologia, que agrega ao trabalho da mão de obra. Vejo a terceirização de serviços muito mais madura, profissional e reconhecida hoje em dia, em comparação com anos atrás", afirma o empresário.
O crescimento no número de clientes significa, também, a necessidade de crescimento na estrutura da empresa para seguir entregando qualidade na prestação de serviços ao cliente e atendimento humanizado aos colaboradores.
Por isso, a Embraps deu início a uma expansão geral, com obras de ampliação do espaço físico, além da abertura de novas posições de trabalho para suprir as demandas de crescimento, bem como de colaboradores para os setores administrativos, de supervisão e de coordenação.
No backoffice, ou retaguarda, cerca de 75 pessoas do setor administrativo dão sustentação ao trabalho realizado nas ruas, sendo que, destas, 50% atuam na área operacional. A empresa ainda conta com um banco de reserva técnica, composto entre 70 a 80 funcionários, disponíveis para situações emergenciais, como por exemplo, cobertura de faltas e afastamentos. “Muitas vezes, o cliente tem uma equipe terceirizada e orgânica, e, quando o funcionário orgânico falta, o terceirizado preenche a ausência. É um investimento que fazemos para essas eventualidades. Nenhuma outra empresa na região tem isso. O suporte do backoffice e nosso banco de reservas são essenciais para o trabalho na ponta”, afirma Quaresma.
Um destaque deste ano foi a inauguração da nova sala de treinamento, que hoje comporta até 35 pessoas por sessão de treino.
"A qualificação é um ponto fundamental da nossa empresa. Ela não termina quando fazemos o treinamento para a função e entregamos o uniforme. O colaborador passa por reciclagens periódicas no posto e em nosso RH, onde aprende a lidar com situações do dia a dia, se atualiza sobre as novidades tanto da função quanto tecnológicas, se integra à cultura da empresa, recebe o acompanhamento diário do seu supervisor, entre outras ações. Temos até mesmo funcionários que começaram em cargos da linha de frente, como porteiro, e chegaram à coordenação, tudo isso por meio da dedicação e qualificação”, relata o diretor.
Quaresma conta ainda que a empresa realiza ações de desenvolvimento de pessoas e equipes, nas quais todos os colaboradores exercem algum papel de liderança na empresa – seja liderando um posto com uma pessoa ou com grandes equipes. “Esses funcionários passam por treinamentos diferenciados voltados a gestão. Todos juntos, aprendendo, trocando ideias, sempre tendo como objetivo o desenvolvimento”, diz.
O início
Essa missão começou em abril de 1998 com José Renato Quaresma, formado em administração de empresas pelo Centro Universitário Lusíada, em Santos. Ao enxergar que o mercado de terceirização estava com uma demanda crescente em Santos e região, Quaresma se arriscou no segmento e fundou a Embraps. A empresa possui hoje cerca de 1.900 funcionários nas áreas de portaria, serviços gerais, zeladoria, síndico profissional, recepção, além do setor administrativo.
O primeiro cliente da Embraps foi um pátio de automóveis situado em São Bernardo do Campo. Pouco depois, vieram três prédios em Santos e o mercado Macro em Praia Grande. Este foi, segundo José Renato Quaresma, um dos grandes responsáveis por dar à empresa maiores projeções no mercado terceirizado.
Ainda na época da fundação da Embraps, com o possível fechamento de uma concorrente no setor de terceirização na cidade, a empresa vislumbrou uma grande oportunidade de negócio. Nisso, foram meses de trabalho, planejamentos e estudos até que conseguiu captar os ex-funcionários dessa empresa que estavam desempregados e entrou em negociação com os clientes que ficaram sem a prestação de serviços.
Em 2003, José Renato Quaresma seguiu como sócio acionista da Embraps ao lado do pai, José Fernando de Serpa Quaresma, até 2013. Neste ano, entrou como sócio Marcos Valim Carvalho, Engenheiro, especialista em Gestão e Informática e que permanece até hoje. Marcos atua nas decisões estratégicas e corporativas. Nesse modelo, a empresa continuou a crescer e a ganhar credibilidade no mercado, com clientes em toda a Baixada Santista e alguns em São Paulo.
Sobre a Embraps
A Embraps é uma empresa especializada na prestação de serviços terceirizados que atua na Baixada Santista desde 1998, atendendo a vários segmentos do mercado, como condomínios empresariais e residenciais, indústrias, shoppings e empresas nas áreas da educação, saúde, terminais portuários, entre outros.