A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Aparecida e mais sete cidades não irão perder o título de estância turística

A decisão já foi tomada pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos)

19/10/2025 - domingo às 02h00

Compromisso
Na última sexta-feira, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) recebeu, no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito de Bragança Paulista e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Edmir Chedid (União), e garantiu que nenhuma estância turística será "rebaixada" para município de interesse turístico (MIT) neste ano. 

Luta contra o rebaixamento
A Lei Complementar 1.261/2015 - atualizada em 2023 - prevê que o Executivo envie à Assembleia Legislativa um projeto de legislação revisional dos municípios turísticos, com a possibilidade de oito estâncias com menor pontuação passarem a ser classificadas como MITs e oito MITs serem elevadas à condição de estância. Essa proposta, com o ranking, deverá ser encaminhada ao Parlamento até o final deste ano, com base nos critérios avaliados em 2024.

Impacto no orçamento
Aparecida, onde está localizado o maior santuário católico do Brasil, seria uma das estâncias passíveis de rebaixamento, ao lado de Analândia, Pereira Barreto, Ilhabela, São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Embu das Artes e Eldorado, no Vale do Ribeira. Atualmente, as estâncias têm direito a receber, no mínimo, R$ 2,2 milhões anuais para aplicação em obras e ações relacionadas ao turismo. Já os MITs ganham cerca de R$ 570 mil. Esse cenário vinha preocupando prefeitos dessas localidades ao longo dos últimos meses, mas, com a decisão do governador, eles podem respirar aliviados.

Novas estâncias
O Governo do Estado informou que está avaliando a possibilidade de ampliar o número de estâncias de 70 para 78, a partir desse novo ranqueamento. A coluna apurou que essa decisão será referendada. Das oito cidades que serão promovidas, duas estão no Vale do Ribeira: Apiaí e Barra do Turvo. Botucatu, Buritama, Guararema, Jaú, Sertãozinho e Tatuí completam a lista.

Página atualizada
O site da deputada federal Rosana Valle (PL) foi atualizado, após uma observação feita pela coluna na última sexta-feira. Embora estivesse trabalhando como assessora da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autoridade Portuária de Santos desde fevereiro deste ano, Ana Luísa de Araújo Gama Duarte ainda era mencionada na página oficial da parlamentar na internet como integrante de sua equipe.

Rodeio cancelado
Por 9 votos a 5, a Câmara de Peruíbe rejeitou o projeto de lei que pretendia liberar a realização de rodeios e eventos equestres no Município, durante a sessão da última quarta-feira. O clima esquentou nas galerias, com a presença de grupos favoráveis e contrários à propositura, de autoria dos vereadores Fábio Mariano (PL) e Sérgio Teté (PP). Para conter os ânimos, o presidente Adilson da Táxi Van (PSB) suspendeu os trabalhos por alguns minutos.

Calor da emoção
No calor dos acontecimentos, uma pessoa que defendia a liberação do rodeio na Cidade teve uma discussão acalorada com o ex-vice-prefeito e vereador Nelsinho do Posto (PSD). "Não houve agressão física, apenas verbal. Foi um bate-boca. Eu também acabei me alterando", admitiu o parlamentar.

Caso de polícia
Após a retomada dos trabalhos legislativos, Mariano deu voz de prisão para o ativista João Wagner, integrante do setorial estadual de Direitos Animais do PT. Ele foi conduzido pela Polícia Militar à delegacia e liberado algumas horas depois. 

Calúnia
A engenheira agrônoma e presidente do Conselho Municipal da Proteção e Bem-Estar Animal (Combem), Mari Polachini, e outros protetores de animais registraram boletins de ocorrência (BOs) contra Mariano e o vereador Júlio César dos Santos, o Julinho (União). Eles alegam terem sido vítimas de calúnia, após os parlamentares afirmarem que o grupo era composto por “vagabundos”, “pagos para fazer bagunça” e que uma van havia sido alugada para levar manifestantes de Santos até Peruíbe.

Marco histórico
Pela primeira vez em 30 anos de história, o PV de Guarujá elegeu a Executiva municipal em votação direta entre os filiados. O empresário Ramiro Máximo foi escolhido para seguir no comando da sigla por mais dois anos. 

Papel de destaque
O ex-vereador e ex-prefeito de Atibaia Beto Tricoli foi reconduzido ao comando do diretório estadual do PV. Ramiro também passará a fazer parte desse colegiado. "Agora, mais que nunca, é iniciar o fortalecimento do PV nos nove municípios da nossa região", destacou o dirigente, que coordena a agremiação na Baixada Santista.