NATUREZA

Show no mar! Baleia-jubarte 'descansa' em Praia Grande e encanta banhistas

Mamífero marinho realizou várias aparições nas águas do Bairro Canto do Forte

14/10/2025 - terça às 10h39
Créditos

O mar de Praia Grande encanta e atrai banhistas e praticantes de  esportes náuticos ao longo de todo ano. Mas nesta segunda-feira as  águas calmas e cristalinas do Bairro Canto do Forte receberam uma  visitante para lá de ilustre. Uma baleia-jubarte escolheu a Cidade  para curtir e descansar antes de seguir viagem para a Antártica. A  presença do animal marinho chamou a atenção de todos e se transformou  na principal atração deste início de semana no Município.

Logo nas primeiras horas do dia a baleia iniciou suas aparições. Para  alguns sortudos que andavam de caiaque e stand up padle, a imagem dos  primeiros raios de sol dourando o mar enquanto o gigante animal  marinho de cerca de 10 metros se movimentava ficará gravada para  sempre na memória. Inúmeras fotos e vídeos foram tiradas e eternizaram  o momento único.

Equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, grupamento da Guarda Civil  Municipal (GCM), Instituto Biopesca e dos Bombeiros Marítimos passaram  a monitorar a aparição da baleia. O show seguiu por toda a manhã e  início da tarde. Em muitos momentos, a balei ficou apenas boiando no  mar e aproveitando o calor do sol. Uma tranquilidade de causar inveja.

“Recebemos muitos contatos da população. Todos surpreendidos pela  presença dessa baleia-jubarte em Praia Grande. Elas realizam esse  movimenta na costa brasileira para se reproduzirem. Nesta época do ano  ocorre o regresso para a Antártica”, explicou a pesquisadora do  Instituto Biopesca, Carolina Bertozzi.

Preocupação - A pesquisadora comentou ainda que a baleia adulta não  estava machucada, mas apresentava muitas manchas. O fato caracterizou  dermatite, uma doença de pele. A lentidão no deslocamento também  chamou a atenção. “As lesões de pele nos surpreenderam. Vamos seguir  com o monitoramento. A baleia estava magra também e pareceu não estar  bem de saúde”, avaliou, preocupada.

Subcom