HONRARIA

Praia Grande recebe selo Caixa Gestão Sustentável

Honraria foi entregue durante o Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat

12/10/2025 - domingo às 16h15
Créditos

A Prefeitura de Praia Grande foi um dos destaques do Circuito Urbano  2025 da ONU-Habitat. A Cidade recebeu o selo Caixa Gestão Sustentável.  A premiação entregue pela Caixa Econômica Federal enaltece o fato do  Município fazer uso de boas práticas de Governança e Responsabilidade  Socioambiental (ESG – Environmental, Social and Governance, em  tradução direta Ambiental, Social e Governança) na gestão pública.

A entrega do selo ocorreu durante o evento da Organização das Nações  Unidas, na terça-feira (7), no Palácio das Artes. Participaram do  Circuito Urbano os prefeitos de Praia Grande, Alberto Mourão, de  Mongaguá, Cristina Wiazowski, secretários e técnicos das cidades da  Região Metropolitana da Baixada Santista, além de especialistas de  instituições públicas, acadêmicas e da sociedade civil organizada.

O selo Caixa Gestão Sustentável é composto por 22 indicadores  distribuídos em quatro dimensões. São elas: ambiental, social, de  governança e climática. A instituição financeira ao conceder essa  honraria busca promover a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano  sustentável.

“Praia Grande tem desenvolvido diversas ações e projetos para  aprimorar a gestão pública e, desta forma, melhorar a qualidade de  vida das pessoas que moram e também visitam a nossa Cidade. São  iniciativas colocadas em prática em todas as áreas. É um motivo de  orgulho receber esse selo”, comentou o prefeito do Município, Alberto  Mourão.

O chefe do Executivo praia-grandense destacou também a escolha de  Praia Grande como sede do Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat. Mourão  ressaltou que essas oportunidades que as cidades contam de trocar  informações e debater possíveis soluções para as questões  metropolitanas da Baixada Santista devem ser aproveitadas ao máximo.

“Este tipo de discussão faz com que a nossa Região avance de forma  metropolitana. É fundamental que todas as cidades tenham essa  percepção. Em muitos casos, a solução de um problema pode ser  encontrada com o apoio de outro município. É preciso avançar de forma  metropolitana”, afirmou Mourão.

Debates – A programação do Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat contou  com o debate de temas relevantes como habitação, resiliência climática  e saneamento. Eixos relacionados a moradia adequada, desastres  naturais, ocupações em áreas de risco e redução das desigualdades,  fizeram parte das discussões com diversos materiais apresentados por  cidades e instituições.

“O evento foi extremamente positivo e representou um marco importante  para a nossa região. Essa integração regional mereceu destaque nas  falas dos representantes do Estado, que reforçaram a importância de  mantermos um diálogo permanente entre os municípios. Tivemos também a  participação de instituições como a Caixa Econômica Federal, a Sabesp  e o Comitê de Bacias Hidrográficas, que trouxeram uma visão de  parceria, mostrando o apoio e as possibilidades de cooperação com os  municípios”, analisou o secretário de Habitação de Praia Grande,  Fabrício Menezes de Paula.

Subcom