Prefeita e pároco renovam convite para os festejos à Padroeira
Visivelmente emocionada, a prefeita celebrou o momento e agradeceu ao padre Rogério e à comunidade católica pelo presente, aproveitando para enaltecer a grandiosidade da legião de fiéis presentes e participativos em Mongaguá.
10/10/2025 - sexta às 18h00A prefeita Cristina Wiazowski recebeu nesta sexta-feira (10) a visita do pároco da Igreja Matriz, padre Rogerio Tanan Diniz, e juntos gravaram um vídeo para renovar o convite aos fiéis e à população para os festejos à Padroeira do Brasil e de Mongaguá, Nossa Senhora Aparecida, que acontecem neste final de semana, com extensa programação gratuita e em vários locais da região central.
Na ocasião, o religioso presenteou a chefe do Executivo com uma gravura entalhada da imagem de São Francisco de Assis. "É um baluarte da fé. Para que a senhora seja protegida e tenha fortaleza na condução da nossa cidade por caminhos belíssimos. É de coração de nossa paróquia em agradecimento ao suporte da Prefeitura ao nosso evento. Ficam renovadas as nossas preces. E vamos festejar", entoou o padre.
Visivelmente emocionada, a prefeita celebrou o momento e agradeceu ao padre Rogério e à comunidade católica pelo presente, aproveitando para enaltecer a grandiosidade da legião de fiéis presentes e participativos em Mongaguá. "Que sejamos iluminados e abençoados para sempre conduzirmos com carinho e sabedoria os rumos da cidade no caminho do bem e do progresso, em benefício do povo e das famílias."
PROGRAMAÇÃO – O destaque é o monumento dedicado à Padroeira, que possui 15 metros de altura e 144 degraus, e fica bem na entrada da cidade. Além de visitação monitorada em diversos horários do dia, os fiéis podem participar de atividades como contação de histórias e apresentações artísticas, e da programação do evento "Aos pés da Santa", que acontece entre os dias 10 e 12, com atrações variadas que unem tradição, fé e entretenimento, no sopé do morro.
Na sexta-feira (10), haverá apresentações de coral, das 18h às 19h. No sábado (11), as atividades começam cedo, com subidas guiadas às escadarias do monumento a cada hora cheia, nos períodos da manhã (9h, 10h e 11h) e da tarde (15h, 16h e 17h). Durante as subidas, os monitores contam histórias sobre Nossa Senhora Aparecida e detalhes sobre o monumento. À tarde, o público ainda poderá desfrutar de apresentações musicais religiosas, além de música com saxofone ao longo do dia.
Já no domingo (12), a visitação monitorada continua pela manhã, nos horários de 9h, 10h e 11h, seguida pela renovação de bênçãos ao monumento às 11h30. À tarde, o coral da igreja local se apresenta às 12h, encerrando as comemorações.
PARÓQUIA – Na Igreja Matriz de Mongaguá, a novena em honra à Nossa Senhora Aparecida teve início no dia 3 e segue até o dia 11 de outubro. No domingo, dia 12, a programação religiosa inclui missas nos horários das 6h, 8h, 10h e 15h, além da tradicional Peça do Achado às 16h30 e procissão às 18h15.