Cinema vira sala de aula e reúne 380 alunos na preparação para o SAEB
Aulão final do "Esquenta SAEB" aconteceu nesta quarta-feira (8), numa iniciativa da Seduc de São Vicente às vésperas da prova nacional
09/10/2025 - quinta às 09h43Uma sala de cinema virou sala de aula nesta quarta-feira (8) em São Vicente. A Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Cine Roxy 6 (Brisamar Shopping), promoveu o aulão final do projeto "Esquenta SAEB", reunindo 380 alunos do 5º ano da rede municipal em duas sessões especiais — das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Pela manhã, participaram os estudantes das escolas Jorge Bierrenbach (Jardim Rio Branco), Augusto Saint Hilaire (Catiapoã) e AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu). À tarde, foi a vez das unidades CAIC Ayrton Senna da Silva (Humaitá) e Jacob Andrade Câmara (Cidade Náutica). Antes do início das atividades pedagógicas, os alunos foram acolhidos com momentos de relaxamento e ginástica laboral. Uma psicóloga escolar também conduziu uma breve fala sobre equilíbrio emocional, ajudando as crianças a se sentirem mais tranquilas e confiantes para os desafios da avaliação.
Em seguida, os alunos assistiram a um aulão dinâmico de Língua Portuguesa e Matemática, apresentado em formato audiovisual dentro da sala de cinema. A iniciativa foi pensada para transformar o processo de aprendizagem em uma experiência mais leve, divertida e envolvente.
A aula foi conduzida por uma equipe de educadores da Seduc, entre eles a assessora pedagógica Indaiara Rosa, que reforçou a importância de ações como essa no processo de preparação para o SAEB. Para ela, "a presença dos alunos neste tipo de atividade é mais um momento de preparação para essa prova tão importante, que avalia os estudantes em todo o Brasil. Aqui, eles puderam reforçar conhecimentos, interagir com os professores e receber dicas práticas que fazem a diferença na hora da prova".
A secretária de Educação, Michelle Paraguai, também destacou o papel da rede municipal no fortalecimento da autoestima dos alunos às vésperas da avaliação. "Sabemos que o dia da prova é importante, mas confiamos no potencial delas. Agora é hora de mostrar o que aprenderam. Cada aluno é protagonista neste processo". Michele ainda apontou o SAEB como o principal termômetro da qualidade do nosso ensino. "O aulão ajuda nessa grande mobilização, reforçando que estamos unidos e focados em garantir resultados que nos permitirão planejar uma educação cada vez melhor para todos".
Segundo a coordenadora pedagógica Paula Medeiros Gobbo, a escolha pelo ambiente diferenciado contribuiu diretamente para reduzir a ansiedade natural dos alunos diante da prova. "O Aulão SAEB de hoje foi maravilhoso, ajudou a aliviar a tensão das crianças com a prova. Mesmo com toda a preparação feita pelos professores, é normal que elas fiquem ansiosas e acabem cometendo erros simples. Na aula de hoje, elas puderam perceber que estão prontas, só precisam confiar em si mesmas", destacou.
A líder pedagógica Carolina Rodrigues também comentou sobre o impacto positivo da atividade. "A vinda ao cinema representou uma experiência de aprendizado significativa e inspiradora para os alunos. Em um ambiente diferente do habitual, os estudantes participaram de um aulão dinâmico que favoreceu o engajamento e reforçou a autoconfiança diante do SAEB. Mais do que uma preparação para a avaliação, o encontro foi um momento de valorização da autoestima e do prazer em aprender."
Quem também aprovou a iniciativa foi a aluna Pietra, da escola Augusto Saint Hilaire. "Eu gostei muito. Foi diferente e divertido. A professora explicou tudo de um jeito fácil, e agora eu estou mais confiante para fazer a prova", disse, sorridente.
A ação integra o projeto "Esquenta SAEB", criado para fortalecer a aprendizagem e a autoconfiança dos estudantes antes da aplicação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), avaliação que contribui para o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Desde o início do projeto, mais de 5 mil alunos da rede municipal participaram das atividades — 3.524 do 5º ano e 1.692 do 9º ano.
Entre os principais recursos utilizados estão os aulões em vídeo de Português e Matemática, com duração de 30 minutos (15 minutos por disciplina), produzidos pelas assessoras pedagógicas da SEDUC e disponíveis no canal da Secretaria no YouTube. Os vídeos são exibidos nas escolas, compartilhados com as famílias e também divulgados nas redes sociais da pasta.
Além dos aulões, o projeto incluiu simulados, mentorias, encontros formativos e um e-book de orientações pedagógicas, reforçando o compromisso da SEDUC com uma educação pública acessível, acolhedora e de qualidade.
Felipe Falcão