ACOLHIMENTO

Após reforma, Centro-Dia volta a atender idosos em Santos

Idosos de Santos em situação de vulnerabilidade social já contam novamente com o Centro-Dia, equipamento especializado da Prefeitura que promove autonomia e qualidade de vida.

08/10/2025 - quarta às 12h09
 Localizado na Rua Brás Cubas, 119, no Centro Histórico, o espaço foi reativado após reformas. - Marcelo Martins

Sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), o imóvel passou por intervenções de acessibilidade e adequações para melhor atender ao público. O Centro-Dia oferece alimentação, atividades físicas e sociais, além de acompanhamento profissional, com foco na reinserção social e na prevenção do isolamento.

De acordo com o titular da Seds, Elias Júnior, a retomada desse serviço representa um passo fundamental na política de proteção ao idoso. "É um formato domiciliar em que os idosos ficam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, promovendo dignidade. Esse espaço era mais do que necessário e aguardado", destacou o secretário.

REFERENCIADOS

A capacidade da unidade é para atender, em média, de 15 a 20 idosos. Todos os usuários são referenciados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Dez devem ser integrados ao serviço nos próximos dias, mas outros estão em fase de avaliação.

Segundo Elias Júnior, o serviço é essencial para muitas famílias. "Muitos idosos não têm com quem ficar enquanto os filhos trabalham e não podem arcar com o custo de um cuidador. O Centro-Dia vem justamente para preencher essa lacuna, garantindo proteção, acolhimento e qualidade de vida".

ATIVIDADES RECREATIVAS

Filomena Conde, 77 anos, se ocupa no equipamento fazendo atividades recreativas com o auxílio das operadoras sociais. "Aqui é muito bom, todos são bacanas comigo e adoro pintar. Não ficou bonito?", pergunta mostrando o desenho que acabou de pintar.

Victor Casimiro, chefe do Centro-Dia, disse que as atividades são sempre voltadas ao resgate da memória, o que inclui a música. "A proposta é sempre fazer com que cada idoso interaja com a equipe". 

Centro Pop retoma atendimento integral 

Localizado na Vila Nova, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) também passou por uma ampla reforma. Os quatro pavimentos do equipamento foram totalmente revitalizados, com troca de piso, pintura e adaptações para melhor acessibilidade.

Durante as obras, o atendimento foi realizado de forma parcial. Agora, com a conclusão da reforma, os serviços voltaram a funcionar integralmente, recebendo em média 150 pessoas em situação de rua, por dia.

Somente neste ano, até setembro, já foram realizados 14 mil atendimentos na unidade, o que representa uma média de 1,4 mil mensais. 

Nesse período, também foram contabilizados 257 recâmbios qualificados, garantindo transporte seguro para pessoas que manifestaram o desejo de retornar às suas cidades de origem.

Além disso, a equipe de abordagem social, por meio da busca ativa, efetuou mais de 5 mil abordagens sociais, que resultaram em 715 encaminhamentos para serviços de acolhimento, saúde e ao próprio Centro Pop.

O secretário Elias Júnior reforça que o espaço é fundamental para a política de assistência social do Município. "É um importante equipamento para resgatar pessoas vulneráveis para o exercício da cidadania, especialmente em uma região marcada por grande vulnerabilidade social e concentração dessa população".