Reunião define novos passos do projeto Ambulante Feliz
Lançado em agosto e que visa capacitar, formalizar e aprimorar as condições de atuação dos trabalhadores que atuam neste ramo de atividade na cidade.
07/10/2025 - terça às 19h24Nos preparativos finais de planejamento para temporada de verão, a Prefeitura de Mongaguá alinhou nesta segunda-feira (06/10), em reunião no auditório do Paço Municipal, as diretrizes para o início do projeto Ambulante Feliz.
Os ambulantes já cadastrados e que deverão renovar suas licenças, assim como as novas propostas de adesão, terão entre os dias 20 de outubro e 28 de novembro para realizarem sua inscrição no projeto, que contempla um curso profissionalizante que abordará temas como atendimento ao cliente, higiene e segurança alimentar, educação financeira e outros, que será realizado no início de dezembro.
O curso será determinante para o seguimento do processo de obtenção do Alvará de Permissão de Trabalho. A inscrição custa R$ 200,00 e deve ser feita junto ao setor de Fiscalização do Comércio, no andar térreo do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h00.
O projeto Ambulante Feliz tem entre seus propósitos a redução do comércio irregular, a organização do espaço urbano, inclusão socioeconômica dos ambulantes, aumento da arrecadação por meio da formalização, valorização da imagem de Mongaguá como destino turístico limpo e seguro, além da melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes.
Nos próximos dias, a Administração editará decreto estipulando os segmentos de atividades permitidas na faixa de areia, dividindo em pessoas jurídica e física, sendo que esta última estará categorizada por tipo de produto comercializado.
Participaram deste encontro, o vice-prefeito Julio da Imobiliária, os secretários Paulo Wiazowski Filho e Rafael Luiz Redó, respectivamente, Governo e Desenvolvimento Econômico, além de gestores das unidades de Administração, Marcos Nascimento, Alexandre Takahashi e Gil Fabio; de Planejamento, Katia Freire e Otávio Mosca; do Gabinete, Andress Correa, Marcelo Ramos, Raniedson Lima e Carlos Queiroz; de Arrecadação, Julio fontes; e do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, Abner Bezerra.
Gabriel Freitas